A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente

Felipe Chibás Ortiz, Adriana Clementino

Resumo


O presente artigo analisa o conceito de gestão no âmbito da educação e aborda os principais resultados obtidos a partir de uma primeira aproximação exploratória à situação das disciplinas com temas sobre gestão e empreendedorismo no contexto dos cursos de formação de professores. A pesquisa quanti-quali aqui apresentada realizou um levantamento estatístico analisando-se a grade curricular dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes e Educação Física do Estado de São Paulo, assim como das questões da prova do ENADE referentes aos temas de gestão e empreendedorismo nesses cursos. Os resultados obtidos apontam a carência de disciplinas que lidam com o tema de Gestão e Empreendedorismo nesses cursos, tanto no que se refere à formação teórica como à falta de estimulação sistemática das competências necessárias para gerir projetos culturais ou educativos. Como consideração final, sugere-se a implementação nesses cursos de uma disciplina que reúna tais conhecimentos relativos ao termo Gestão e Empreendedorismo, e incrementar o número e complexidade das questões de Gestão e Empreendedorismo nas provas do ENADE correspondentes a estes cursos. 


Palavras-chave


Gestão e empreendedorismo; Formação docente; Instituições de Ensino Superior

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22567/rep.v3i2.156

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 ENIAC Pesquisa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Sem derivações 4.0 Internacional.

Translator

English French German Spain Italian Dutch

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

 

 Estatística de Acesso a REP

Map

Licença Creative Commons

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional