A Gestão e o Empreendedorismo nos cursos de formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v3i2.156Palavras-chave:
Gestão e empreendedorismo, Formação docente, Instituições de Ensino SuperiorResumo
O presente artigo analisa o conceito de gestão no âmbito da educação e aborda os principais resultados obtidos a partir de uma primeira aproximação exploratória à situação das disciplinas com temas sobre gestão e empreendedorismo no contexto dos cursos de formação de professores. A pesquisa quanti-quali aqui apresentada realizou um levantamento estatístico analisando-se a grade curricular dos cursos de Pedagogia, Letras, Artes e Educação Física do Estado de São Paulo, assim como das questões da prova do ENADE referentes aos temas de gestão e empreendedorismo nesses cursos. Os resultados obtidos apontam a carência de disciplinas que lidam com o tema de Gestão e Empreendedorismo nesses cursos, tanto no que se refere à formação teórica como à falta de estimulação sistemática das competências necessárias para gerir projetos culturais ou educativos. Como consideração final, sugere-se a implementação nesses cursos de uma disciplina que reúna tais conhecimentos relativos ao termo Gestão e Empreendedorismo, e incrementar o número e complexidade das questões de Gestão e Empreendedorismo nas provas do ENADE correspondentes a estes cursos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 REVISTA ENIAC PESQUISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.