Prevenção de perdas no varejo supermercadista

Autores

  • Nardo Gonçalves dos Santos Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Celso Machado Júnior Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU http://orcid.org/0000-0003-3835-2979
  • Roberto Bazanini Universidade Paulista - UNIP
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Claudia Cristiane Cruzato Yoshimura Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
  • Rony Roberto Aurélio Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v6i2.467

Palavras-chave:

Praticas de prevenção de perdas, Gestão de riscos, Governança corporativa.

Resumo

A presente pesquisa apresenta como objetivo identificar as práticas de prevenção de perdas no setor de varejo supermercadista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada em um estudo de caso único por se tratar de apenas uma empresa, mas que, no entanto, analisa diferentes lojas da rede. A empresa pesquisada atua no setor de varejo supermercadista de grande porte com atuação nacional. As práticas de prevenção de perdas apresentam, em grande parte, sinergia potencializando assim os resultados positivos. Como práticas de gestão de Prevenção de Perdas identificou-se uma estrutura organizacional voltada a esta atividade, com um processo de comunicação entre a alta gestão e o nível operacional da loja, entre as diferentes unidades da organização. Utiliza-se procedimentos e protocolos, que abordam metas de desempenho, destinados a realização da atividade de prevenção de perdas, uniformizando assim as ações de todos os envolvidos. O continuo treinamento e um sistema informatizado de prevenção de perdas asseguram a acuidade da gestão.

Biografia do Autor

Nardo Gonçalves dos Santos, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestre em Administração de Empresas, modalidade profissional, em Governança Corporativa pela FMU concluído em nov/2016, MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Varejo pela FGV. MBA em Marketing pela Universidade Bandeirantes - Uniban (2012), pós-graduado em Análise de Sistemas para Aplicações Web pelas Faculdades Associadas de São Paulo - FASP (2005) e Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário FIEO (2003). Mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação atuando em projetos de desenvolvimento, implantação, manutenção e treinamento em sistemas integrados de gestão empresarial (ERP). Seis anos de experiência na docência do ensino superior nas instituições Uniban e Anhanguera ministrando disciplinas das ciência humanas em administração tais como gestão de projetos, marketing, varejo, empreendedorismo, e em disciplinas das ciências da computação como sistemas de informação, técnicas de programação e sistemas operacionais entre outras.

Celso Machado Júnior, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho ? UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - PPGA/FMU. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS e revisor dos seguintes periódicos: International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental ? Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Roberto Bazanini, Universidade Paulista - UNIP

Foto Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1982), graduação em Pedagogia - Faculdades Associadas Senador Flaquer (1985), graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1988), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Paulista - UNIP (2015). Autor de mais de dez livros e inúmeros artigos relacionados as interfaces da filosofia com o universo da comunicação e gestão empresarial, particularmente na perspectiva social das redes. O ultimo livro "Filosofia e Ética nas ciências sociais aplicadas: Estratégias e Lógica da Inteligência Competitiva" foi publicado em abril de 2014. Atualmente ministra as disciplinas Filosofia, Comunicação e Sociedade e Filosofia e Ética na Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS; na Universidade Paulista - UNIP, é professor de graduação em administração (Campus Anchieta ) e professor titular do Programa de Mestrado em Administração. Atualmente pesquisa as teorias de poder na perspectiva social das redes de negócios (Campus Indianópolis).

Daielly Melina Nassif Mantovani, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Possui graduação em Administração pela FEA-RP/ Universidade de São Paulo (2005), é Mestre em Administração de Organizações (2008) pela mesma instituição e Doutora em Administração (2012) pela FEA- SP/USP, com estágio na Universidade de Illinois (USA). Pós-doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Ensino de Administração, Análise de Dados, Metodologia de Pesquisa e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, estatística aplicada à Administração, educação à distância. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA-FMU)e do Programa de Pós-Graduação em Governança Corporativa (MPGC-FMU) no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Claudia Cristiane Cruzato Yoshimura, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Mestranda em Administração de Empresas - Governança Corporativa, pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, pós graduada em Ciências Sociais - Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, graduação em Secretariado Executivo Bilíngüe pela Universidade Cruzeiro do Sul, extensão em Introdução a Política e ao Tratamento dos Arquivos PUC-SP. Atuou como Secretária e como Coordenadora Administrativa no Hospital Samaritano - SP. É docente do curso de Secretariado Executivo Trilíngue do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas desde 2001.

Rony Roberto Aurélio, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU

Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Anhembi Morumbi (2007). Atualmente tem cargo gerencial em instituição financeira tradicional (Banco do Brasil S/A). Tem experiência na área de Economia com formação em Finanças e Banking e Formação de Docentes para o Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

Santos, N. G. dos, Machado Júnior, C., Bazanini, R., Mantovani, D. M. N., Yoshimura, C. C. C., & Aurélio, R. R. (2017). Prevenção de perdas no varejo supermercadista. REVISTA ENIAC PESQUISA, 6(2), 296–314. https://doi.org/10.22567/rep.v6i2.467

Edição

Seção

Artigos