Avaliação da qualificação e da produção científica de docentes para formação na área de Ciências Contábeis (Accounting) em escolas de negócios de Universidades de Classe Mundial (UCM)

Autores

  • André Yeh Lima Escola Paulista de Política, Economia e Negócios- EPPEN, Campus Osasco Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP
  • Heloisa Candia Hollnagel Escola Paulista de Política, Economia e Negócios- EPPEN Campus Osasco Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP https://orcid.org/0000-0002-5360-6271
  • Luiz Jurandir Simões Araújo Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.769

Palavras-chave:

Universidade de Classe Mundial, Graduação em Ciências Contábeis, Perfil do Professor Universitário, Avaliação da Produção Científica, Escolas de Negócios

Resumo

O docente universitário se dedica a atividades de extensão, ensino e pesquisa, esta última responsável pela expansão do conhecimento científico. Somado ao cenário de desenvolvimento constante das ciências contábeis como ciências sociais aplicadas reforça o nível de atenção que essa atividade merece. Nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UMC), consideradas de excelência, o impacto da produção acadêmica, a captação de recursos (financiamento) e a transferência de conhecimento para a indústria são diferenciais. Muitas organizações e empresas medem a qualidade de uma universidade por sua posição nas tabelas de classificação como o THE (Times Higher Education). A produção acadêmica de pesquisadores de UMC no exterior (2 americanas e 1 do Reino unido) foi avaliada por ferramentas cientométricas, como o Google Scholar e produção registrada na instituição. No caso da UMC brasileira, o critério foi análise do Currículo Lattes e cruzamento com o Qualis (sistema brasileiro de avaliação de periódicos). Além da produção, a titulação e o tempo de magistério foram analisados. Os dados mostram que existe influência da titulação do docente em seus índices de produção (quantidade e qualidade) e a produção de docentes com mais senioridade apresenta maior impacto. Situações semelhantes foram encontradas em Purdue, Manchester e na Universidade Federal de São Paulo UNIFESP. Os resultados de titulação e produção mostram-se distintos em Stanford, justificando sua melhor classificação no ranking.

Biografia do Autor

André Yeh Lima, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios- EPPEN, Campus Osasco Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Graduando em Ciências Contábeis Departamento de Ciências Contábeis

Heloisa Candia Hollnagel, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios- EPPEN Campus Osasco Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Departamento de Ciências Contábeis

Luiz Jurandir Simões Araújo, Universidade de São Paulo - USP

Departamento de Contabilidade e Atuária FEA USP- Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Lima, A. Y., Hollnagel, H. C., & Araújo, L. J. S. (2021). Avaliação da qualificação e da produção científica de docentes para formação na área de Ciências Contábeis (Accounting) em escolas de negócios de Universidades de Classe Mundial (UCM). REVISTA ENIAC PESQUISA, 10(1), 105–133. https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.769

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