Considerações sobre o processo de gestão e controle de estoque de merenda escolar realizado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v9i1.553Palavras-chave:
Controle de Estoque, Gestão de Estoque, Melhoria de Processo.Resumo
Um estoque bem gerido e organizado evita altos custos de manutenção e de falta de produtos. Com base nesses argumentos, esta investigação busca identificar quais são as atividades executadas no processo de gestão e controle de estoque de merenda escolar e, também, quais são as vantagens e desvantagens trazidas por ele para uma instituição de ensino situada na cidade de São Paulo. Como resultados obtidos na pesquisa, observa-se que a instituição faz uso de algumas técnicas e ferramentas descritas na pesquisa, visando auxiliam na melhoria do processo, diminuindo assim, o índice de faltas de produtos. Verificou-se também que, após a implantação do sistema informatizado SAESP, a instituição consegue maior e melhor autonomia para gerenciar o seu cardápio. No atual cenário competitivo, definir métodos efetivos de gestão e controle de estoque torna-se um grande diferencial para que as empresas possam ser competitivas e assim obterem o devido reconhecimento do mercado. Nesse cenário, tanto o gestor quanto sua equipe devem procurar reduzir custos, otimizar tempo e espaço, evitar desperdícios, executar a identificação e disposição adequada de produtos e controlar a sua rotatividade.
Referências
ABREU, M.: Alimentação escolar: combate à desnutrição e ao fracasso escolar ou direito da criança e ato pedagógico. Em Aberto, Brasília. Disponível em:. Acesso em: 01/07/2019.
ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais. São Paulo: Atlas, 2009.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009.
CHING, H. Y. Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada: Supply Chain. 3.Ed, São Paulo: Atlas, 2009.
CARVALHO, J. M. C. Logística. 3ª ed. Lisboa: Editora Silabo, 2002
DIAS, M. A. P. Administração De Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 5ª Ed., Ed. Atlas, São Paulo, 2008.
FNDE, Fundação Nacional Desenvolvimento da Educação <http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-apresentacao> Acesso em 25/09/2019
GASNIER, D. G. A dinâmica dos estoques: guia prático para planejamento, gestão de materiais e logística. São Paulo: IMAM, 2002.
MARTINS, P.G.; ALT, P.R.C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 2ª Ed. São Paulo, Editora Saraiva, 2006.
MAEHLER, A. E; CERETTA, P. S; JÚNIOR, P. C. Aplicação do Método de Criticidade de Materiais em Estoques Hospitalares. XXIV ENEGEP. Florianópolis, 2004
OLIVEIRA, D. A. G.: Avaliação química, nutricional e sensorial de uma mistura à base de farinhas de arroz, banana e mandioca enriquecida com outras fontes proteicas. 1997. 79 F. Dissertação (Mestrado Em Ciência E Tecnologia De Alimentos). Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, Piracicaba, 1997.
PAOLESCHI, B. Almoxarifado e Gestão de Estoques: Do Recebimento, Guarda e Expedição à Distribuição do Estoque. São Paulo, Ed. Érica, 2012.
PNAE, Programa Nacional de Merenda Escolar: Merenda Escolar <http://www.portaldatransparencia.gov.br/aprendaMais/documentos/cursoPNAE.pdf> Acesso em 21/06/2019.
POZO, H. Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais: Uma Abordagem Logística. 6ª ed., São Paulo, Ed. Atlas, 2010.
SÃO PAULO. Sistema de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2017/05/manual-orientao-bsica-saesp-ii-nova-baixa-diria-03-05-17-1.pdf. Acesso em: 17/08/219.
VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA ENIAC PESQUISA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.