Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário

Autores

  • Silvia Regina Guberovic Centro Universitário Eniac
  • Adams Gabriel Moraes Centro Universitário de Excelência Eniac
  • Sergio Roberto da Silva Centro universitário das Faculdades de Engenharia Industrial-FEI-SP http://orcid.org/0000-0002-1861-3548
  • Valéria Guedes Caruso Centro Universitário de Excelência Eniac

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v7i2.493

Palavras-chave:

Geração Y. Emprego ideal. Comportamento organizacional.

Resumo

A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal.  A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões:  rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas.

Biografia do Autor

Silvia Regina Guberovic, Centro Universitário Eniac

Mestre em Administração em Governança Corporativa pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitans Unidas (FMU). Graduada em Psicologia com especialização em Psicologia Analítica pelo (EPPA) e Administração de Recursos Humanos (FAAP). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Experiência na área de Gestão de Pessoas em seleção de profissionais, avaliação por competência, desenvolvimento técnico e comportamental e análise e propostas de melhoria de clima organizacional. Na área de Gestão Empresarial, análise e implantação de fluxos e processos de trabalho e manuais de normas e regulamentos, implantação de Centrais de Vendas e Atendimento. Docente nas instituições ENIAC e SENAC ministrando disciplinas nas disciplinas: Gestão por Competências; Treinamento e Desenvolvimento; Criação e Desenvolvimento de Equipes de Trabalho; Gerenciamento de Recursos Humanos de Projetos - PMI; Empreendedorismo; Administração e Processos Gerenciais; Gestão de Carreira; Vendas e Atendimento ao Cliente; Atratividade e Seleção; Cultura e Clima Organizacional e Governança Corporativa.

Sergio Roberto da Silva, Centro universitário das Faculdades de Engenharia Industrial-FEI-SP

Doutorando em Administração- linha de pesquisa Inovação tecnológica pela FEI-Centro universitário das Faculdades de Engenharia Industrial-FEI-SP(2017). Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP-SP-Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado(2007) , Especialista em Sistemas de Informações Integradas-ERP pela PUC PR(2001), Possui graduação em Administração de Empresas-CRA 57400com ênfase em Sistemas de Informações Empresariais pela Universidade São Judas Tadeu-SP (1995). Contabilista(Num SP-285950/O). É Diretor Sócio da Audita Consultoria uma empresa especializada em informática tributária. Tem interesses em temas de Sistemas de informações, Controladoria e pesquisa quantitativa

Valéria Guedes Caruso, Centro Universitário de Excelência Eniac

Mestra em Educação, pela Universidade Cidade de São Paulo (2013); possui Pós Graduação [Latu Senso] Recursos Humanos na Gestão de Negócios, Universidade São Judas Tadeu (2005); Pós Graduação a Distância, Centro de Tecnologia da Educação-Senac Rio [por concluir], Administração de Recursos Humanos-Programa de Educação Continuada - Escola de Administração de Empresa de S. Paulo-Fundação Getúlio Vargas (1999). E, graduação em Pedagogia, Orientação e Coordenação pela Universidade Nove de Julho (1983) e graduação em Psicologia, Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1979). Atualmente sou professora no Centro Universitário ENIAC (atuando em cursos presenciais e a distância), cursos estes de Bacharelado de Administração, de Ciências Contábeis, de Engenharia e de Sistema de Informação; e em cursos de Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerencias. Exerço função de consultora na Impact Consultoria e Desenvolvimento de Pessoal Ltda com ênfase na gestão de pessoas. Experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Análise Institucional, Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas.

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Publicado

2018-10-28

Como Citar

Guberovic, S. R., Moraes, A. G., Silva, S. R. da, & Caruso, V. G. (2018). Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário. REVISTA ENIAC PESQUISA, 7(2), 144–160. https://doi.org/10.22567/rep.v7i2.493

Edição

Seção

Artigos