Professor numa ação Coach: a busca do ensino e da eficiência

Valéria Guedes Caruso

Resumo


Reconhecendo colocações de parceiros, colegas e do mundo globalizado, observamos o contexto de trabalho do profissional professor quanto às cobranças e o fraco reconhecimento, que grande parte sofre, quanto ao produto de seu trabalho. Trabalho que dentro das limitações, que os esquemas impõem, pouco tem se apresentado como diferencial para quem é sujeito de nosso trabalho. De certo modo, objetivando alternativas que possam validar e valorizar o trabalho desenvolvido pelo docente, apresentamos como alternativa complementar nossa ação com técnicas de coching. Remetemos a antiguidade para justificar que tal idéia há muito nos foi apresentada, mas somente no final do século passado tomamos maior consciência de sua utilidade e do significativo retorno que disponibiliza ao docente, como ao discente. A ação educativa que a técnica coching possibilita aos alunos se aproxima da pratica que o mercado de trabalho quer cobrar e ver desenvolvido por seus profissionais. Mas, devemos deixar claro que requer do professor uma reavaliação quanto a técnicas, envolvimento, desenvolvimento de seu próprio conhecimento e tudo que venha a contribuir para o seu desempenho.

Palavras-chave


coching; docência superior; ensino – aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22567/rep.v1i2.102

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 ENIAC Pesquisa

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Translator

English French German Spain Italian Dutch

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

 

 Estatística de Acesso a REP

Map

Licença Creative Commons

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional