A materialidade aplicada para a divulgação de informações nas notas explicativas
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v6i2.478Palavras-chave:
materialidade, divulgação, notas explicativasResumo
Esta pesquisa investigou como o conceito de materialidade pode ser aplicável para as informações divulgadas em notas explicativas. O trabalho justifica-se por fornecer fundamentos para a elaboração de critérios sobre materialidade para serem aplicados em pequenas, médias e grandes empresas, a fim de reduzir a um mínimo as áreas de inconsistência. Após concluído que a materialidade pode ser utilizada como “ferramenta” para se decidir qual é a informação adequada a ser divulgada em notas explicativas, demonstrou-se a aplicação do conceito para uma amostra intencional composta pelas Companhias Abertas do segmento de transportes rodoviário da BM&FBOVESPA: JSL S.A. (“JSL”) e Tegma Gestão Logística S.A. (“Tegma”). Os resultados demonstram ser possível aplicar o conceito de materialidade às notas explicativas e as análises indicam que entre 33% e 27% das informações divulgadas nas notas explicativas das Demonstrações Financeiras da JSL e Tegma poderiam ter sido excluídas com base na materialidade estabelecida para as respectivas Companhias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REVISTA ENIAC PESQUISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.