A implantação de métodos de aprendizagem ativos: uma experiência vivida no Colégio ENIAC

Simone Cristina Gonçalves Vianna, Fernando Moreira de Oliveira Domingues, Ruy Guérios, Neide de Oliveira, Ana Cristina Vigliar Bondioli, Daniel de Oliveira

Resumo


Este artigo  relata o processo de implantação de métodos de aprendizagem ativos no âmbito do Colégio ENIAC, com o objetivo de descrever sucessos e dificuldades encontradas durante esta trajetória. Os resultados indicaram o envolvimento dos estudantes nas atividades educacionais, bem como a participação dos mesmos na construção de cenários que apoiam a aprendizagem ativa. Quanto ao corpo docente envolvido neste processo, observou-se dificuldade no desprendimento dos métodos tradicionais, o que consequemente gerou resistência frente às mudanças. Posteriormente, as discussões geradas a partir do caminho seguido até as soluções possibilitaram a construção de conceitos e desse modo o aprendizado efetivo. 


Palavras-chave


Metodologias Ativas; aprendizagem ativa; ensino médio

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22567/rep.v5i2.397

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA ENIAC PESQUISA

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Translator

English French German Spain Italian Dutch

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

 

 Estatística de Acesso a REP

Map

Licença Creative Commons

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional