A implantação de métodos de aprendizagem ativos: uma experiência vivida no Colégio ENIAC

Autores

  • Simone Cristina Gonçalves Vianna Faculdade ENIAC
  • Fernando Moreira de Oliveira Domingues Faculdade ENIAC
  • Ruy Guérios Faculdade ENIAC
  • Neide de Oliveira Faculdade ENIAC
  • Ana Cristina Vigliar Bondioli Faculdade ENIAC
  • Daniel de Oliveira Faculdade ENIAC

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v5i2.397

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, aprendizagem ativa, ensino médio

Resumo

Este artigo  relata o processo de implantação de métodos de aprendizagem ativos no âmbito do Colégio ENIAC, com o objetivo de descrever sucessos e dificuldades encontradas durante esta trajetória. Os resultados indicaram o envolvimento dos estudantes nas atividades educacionais, bem como a participação dos mesmos na construção de cenários que apoiam a aprendizagem ativa. Quanto ao corpo docente envolvido neste processo, observou-se dificuldade no desprendimento dos métodos tradicionais, o que consequemente gerou resistência frente às mudanças. Posteriormente, as discussões geradas a partir do caminho seguido até as soluções possibilitaram a construção de conceitos e desse modo o aprendizado efetivo. 

Biografia do Autor

Simone Cristina Gonçalves Vianna, Faculdade ENIAC

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1999). Especialista em Redes de Computadores pelo Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo LARC/USP (2003). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2010). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID (2011). Foi responsável pelo projeto e implantação de laboratórios didáticos especializados em Instituições de Ensino Superior. Foi responsável pela elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso na área de Computação e Informática (Tecnológico em Gestão da Tecnologia da Informação, Tecnológico em Jogos Digitais, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia da Computação). Atualmente, professora da Fatec-SP, atuante nos cursos presenciais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Automação de Escritórios e Secretariado (AES) e Gestão Empresarial na modalidade EaD. Assessora de Inovação Pedagógica do Colégio e Faculdade Eniac.

Fernando Moreira de Oliveira Domingues, Faculdade ENIAC

Possui graduação em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2010). Atualmente é professor e diretor de inovação da Faculdade ENIAC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional e Metodologias Ativas de Aprendizado.

Ruy Guérios, Faculdade ENIAC

Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Paulista. Graduado em Tecnologia de Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Norte do Paraná (2008). É mantenedor do Colégio Eniac (Educação Básica) e diretor geral da Faculdade Eniac. Inovou com a utilização de crachas eletrônicos para acesso e controle de frequencia em escolas em 1988 e com a utilização da biometria em IES(2007). Participa da AEG - Associação das Escolas de Guarulhos, onde ocupou a vice presidência, é diretor da ANET - Associação Nacional de Educação Tecnológica e foi eleito delegado paulsta representando São Paulo na Primeira Conferência Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em 2006/2007. Idealizou o sistema de gestão da qualidade aplicado na gestão escolar e foi a primeira instituição de ensino no Brasil a ser certificada ISO 9001 pela fundação Vanzoline. Idealizou e construiu o primeiro prédio escolar sustentável do Brasil,com a utilização de técnicas de ventilação cruzada, utilização de iluminação com lâmpadas LED, cisternas para captação de águas pluviais e estação de tratamento de esgoto para reúso da água. Atualmente ocupa postos,representando a Faculdade Eniac, no conselho da Incubadora de Guarulhos, no Conselho Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos.Participa ativamente do grupo de stakeholders, representanto a Educação Superior Privada de Guarulhos em conjunto com a FATEC Guarulhos, CEFET Guarulhos e USP no projeto de viabilização do Parque Tecnológico de Guarulhos. A Faculdade Eniac é a primeira instituição de ensino a obter o selo de responsabilidade social e ambiental municipal .

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Vianna, S. C. G., Domingues, F. M. de O., Guérios, R., Oliveira, N. de, Vigliar Bondioli, A. C., & Oliveira, D. de. (2016). A implantação de métodos de aprendizagem ativos: uma experiência vivida no Colégio ENIAC. REVISTA ENIAC PESQUISA, 5(2), 129–138. https://doi.org/10.22567/rep.v5i2.397

Edição

Seção

Artigos