Estudo de correlação entre o crescimento das micro e pequenas empresas, a evolução do PIB brasileiro e o desemprego.

Autores

  • Erica Vieira Silva FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OSASCO - FATEC
  • Fernando de Almeida Santos Formação: Pós-Doutorando em Ciências Contábeis - PUC-SP; Doutor: Ciências Sociais, Área de Relações Internacionais - PUC-SP; Mestre: Administração de Empresas - Universidade Presbiteriana Mackenzie; Especialista: Avaliação Institucional - UNB; Especialista: Administração com ênfase em Finanças - UNIFIEO; Especialista: Formação de Docentes para a atuação em Educação à Distância - ESAB; Graduado: Administração de Empresas - UNIFIEO; Graduado: Ciências Contábeis - UCDB; Graduado: Administração Pública - UCDB. Atividades: Professor do Mestrado e da Graduação de Ciências Contábeis das PUC-SP. Professor da Faculdades Metropolitanas Unidas e das Faculdades Integradas Rio Branco. Chefe Editorial da Revista Científica Hermes Editor da Revista REMIPE Avaliador: MEC/INEP (desde 2002) e Conselho Estadual de Educação-SP (desde 2007). Vice-conselheiro do CRC-SP. Experiências: Docência em Ensino Superior (18 anos); docência em Ensino Médio (2 anos); elaboração de projetos educacionais e autoavaliação; avaliação de cursos e instituições (Conselho Estadual de Educação - SP, MEC/INEP); Controladoria (SABESP-SP); Auditoria (Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo). Participação em projetos de pesquisa,e autor de livros e artigos.

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v5i2.388

Palavras-chave:

Crescimento, Desemprego, Micro e Pequenas Empresas, PIB

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar a correlação entre o crescimento das Micro e Pequenas Empresas, a evolução do PIB nacional e o desemprego. Para o desenvolvimento deste estudo foi considerando o período de 2003 a 2013, de ambas as variáveis. Assim, foram coletados os dados do PIB e da Taxa Média de Desemprego disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como informações das Micro e Pequenas Empresas disponibilizadas pelo SEBRAEA partir desse ponto, foram levantados pontos de análise relevantes para o estudo e aplicado o método estatístico de correlação linear, a fim de verificar a existência ou ausência de uma correlação ou não entre as variáveis de estudo. Os resultados apontam para uma correlação linear entre os objetos de estudo no período avaliado.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Silva, E. V., & Santos, F. de A. (2016). Estudo de correlação entre o crescimento das micro e pequenas empresas, a evolução do PIB brasileiro e o desemprego. REVISTA ENIAC PESQUISA, 5(2), 204–222. https://doi.org/10.22567/rep.v5i2.388

Edição

Seção

Artigos