Políticas educacionais e a adaptação de estudantes indígenas ao Ensino Remoto de Emergência:
um estudo no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v12i2.948Palavras-chave:
Administração Pública, Politicas educacionais, COVID-19, Indígenas, Ensino Superior.Resumo
A pandemia da COVID-19 desmontou subitamente o sistema de ensino e revelou profundas fragilidades das políticas públicas para antever e reagir a imprevistos. Considerando esse aspecto, o objetivo deste estudo é identificar os fatores e classificar os estudantes universitários indígenas no que concerne à adaptação ao Ensino Remoto de Emergência (ERE). Para tanto, foi feita uma survey exploratória e descritiva, com amostragem não probabilística por acessibilidade, que contou com a participação de 102 dos 305 estudantes indígenas da Universidade Federal do Pará, Brasil. Os dados obtidos com questionários digitais foram tratados com técnicas quantitativas na forma de estatística descritiva, correlacional e multivariada (análise fatorial exploratória e análise de agrupamentos). Os resultados evidenciaram três fatores que explicaram 64,63% da variância dos dados e foram denominados como “Organização nos estudos” (25,59%), “Local de estudos” (25,29%) e “Utilização de tecnologia” (13,75%). A análise de agrupamentos identificou três grupos entre os respondentes com diferentes características, mas que de maneira geral mostraram estudantes organizados, bem adaptados à utilização de tecnologias, porém com limitações quanto ao local de estudos aspecto que confere maior ênfase as ações de apoio estudantil. As conclusões reforçam a necessidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil direcionadas para grupos minoritários e recomendam avaliações futuras para mesurar, além da aprendizagem, a taxa de evasão e de readaptação dos estudantes indígenas às atividades presenciais nas instituições de ensino superior.
Referências
Barratt, W. (2014) Recognizing and serving low-income students in higher education: an examination of institutional policies, practices, and culture ed. By Adrianna Kezar (review). Journal of College Student Development, 55 (1),93-94. DOI 10.1353/jhe.2013.0027
Behzadifar, M., Ghanbari, M. K., Bakhtiari, A., Denzadifar, M., & Bragazzi, N.L. (2020) Ensuring adequate health financing to prevent and control the COVID-19 in Iran. International Journal for Equity in Health, 19 (61), 1-6. DOI 10.1186/s12939-020-01181-9
Blankenberguer, B., & Williams, A. M. (2020) COVID and the impact on higher education: the essential role of integrity and accountability. Administrative Theory & Práxis, 43 (3), 404-423. DOI 10.1080/10841806.2020.1771907
Carnevale, J. B., & Hatak, I. Employee adjustment and well-being in the COVID-19 era: implications for human resource management. Journal of business Research, 116, 183-187. DOI 10.1016/j.jbusres.2020.05.037
Castejón, P. J. M., Lechuga, M. L., & Martínez, U. F. (2015) Guía práctica de estadística aplicada a la empresa y al marketing. Madrid: Paraninfo.
Costa, F. J. (2011) Mensuração e desenvolvimento de escalas. Rio de Janeiro: Ciência Moderna.
Cunha, L. F. F., Silva, A. S., & Silva, A. P. (2020) O ensino remoto no Brasil em tempo de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo, 22 (7/3), 27 - 37.
Dillon, W.R., & Goldstein, M, (1984) Multivariate analysis: methods and applications. New York, John Wiley & Sons.
Donitsa-Schimidt, S., & Ramot, R. (2020) Opportunities and challenges: teacher education in Israel in the Covid-19 pandemic. Journal of Education for Teaching, 46 (4), 586-595. DOI 10.1080/02607476.2020.1799708
Donthu, N., & Gustafsson, A. (2020) Effects of COVID-19 on business and research. Journal of Business Research, 177, 284 - 289. DOI 10.1016/j.jbusres.2020.06.008
Fávero, L. P., & Belfiore, P. (2017) Manual de análise de dados: Estatística e modelagem multivariada com Excell, SPSS e Stata. Rio de Janeiro: Elsevier.
Fávero, L. P., Belfiore, P., Silva, F. L., Chain, B. L. (2009) Análise de dados: modelagem multivariada para a tomada de decisão. Rio de Janeiro: Elsevier.
Geiger, C., & Dawson, K. (2020) Virtual PKY- How one single-school district transitioned to Emergency Remote Instruction. Journal of Technology and Teacher Education, 28 (2), 251-269.
Gil, A. C. (2014) Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Hair, J. F. Jr, Black, W. C., Babin, J., Anderson, R. E., & Tathan, R. L. (2009) Análise multivariada de dados. São Paulo: Bookman.
Kalili, H. (2020) Online interprofessional education during and post the COVID-19 pandemic: a commentary. Journal of Interprofessional Care, 34 (5), 687-690. DOI 10.1080/13561820.2020.1792424
Kaloo, R.C.; Mitchell, B., & Kamalodeen, V. J. (2020) Responding to the COVID-19 pandemic in Trinidad and Tobago: challenges and opportunities for teacher education. Journal of Education for Teaching, 469 (4), 452-462. DOI 10.1080/02607476.2020.1800407
Krishnamurthy, S. (2020) The Future of Business Education: a commentary on the shadow of the Covid-19 Pandemic. Journal of Business Research, 117, 1-5. DOI 10.1016/j.jbusres.2020.05.034
Marôco, J. (2014) Análise estatística com SPSS Statistics. Pêro Pinheiro: Repornumber.
Martins, P. S. (2014) A política das políticas educacionais e seus atores. Jornal de Políticas Educacionais, 15, 13-32.
Murphy, M. P. (2020) A. COVID-19 and emergency eLearning: consequences of securitization of higher education for post-pandemic pedagogy. Contemporary Security Policy, 41(3), 492-505. DOI 10.1080/13523260.2020.1761749
Oliveira; J. B. A., Gomes, M., & Barcelos, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 28 (108), 555-578. DOI 10.1590/S0104-40362020002802885
Raman, S., Harries, M., Nathawad, R., Kyeremateg.R., Seth, R., & Lonne, B. (2020) Where do we go from here? A child rights-based response to COVID-19. BMJ Pediatrics Open, 4(1), 1-4. DOI 10.1136/bmjpo-2020-000714
Salimi, A., Elhawary, H., Diab, N., & Smith, L. (2020) The North American Layman´s understanding of COVID-19: are we doing enough? Frontiers in Public Health, 8(358), 1-80. DOI https://dx.doi.org/10.3389/fpubh.2020.00358
Santana, C. (2020) Pedagogia do (In)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, 12 (28), 42-60. DOI 10.28998/2175-6600.2020v12n28p42-62
Trust, T., & Whalen, J. (2020) Should teachers be trained in Emergency Remote Teaching? Lessons learning from the COVID-19 pandemic. Journal of Technology and Teacher Education, 28 (2), 189-199.
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura [UNESCO]. COVID-19 impact on education. Recuperado em maio 2, 2021, em https://en.unesco.org/covid19/educationresponse.
Wigginton, N. S., Cunningham, R. M., Katz, R.H., Lidstrom, M. E., Moler, K. A., Wirtz, D., & Zuber, M. T. (2020) Moving academic research forward during COVID-19. Science, 368 (6496), 1190-1192. DOI 10.1126/science.abc5599
Williamson, B, Eynon, R., & Potter, J. (2020) Pandemic politics, pedagogies and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency. Learning, Media and Technology, 45(2), 107-114. DOI 10.1080/17439884.2020.1761641
Xue, E., Li, J., LI, T., & Shang, W. (2020) China´s education response to COVID-19: a perspective of policy analysis, educational philosophy and theory. Educational Philosophy and Theory, 52, 1-13. DOI 10.1080/00131857.2020.1793653
Yawson, R. (2020) Strategic flexibility analysis of HRD research and practice post COVID-19 pandemic. Human Resources Development International, 23(4), 406-417. DOI 10.1080/13678868.2020.1779169
Zhang, W., Wang, Y, Yang, L., & Wang, C. (2020) Suspending classes without stopping learning: China´s education emergency management policy in the COVID-19 outbreak. Journal of Risk and Financial Management, 13(55), 1-6. DOI 10.3390/jrfm13030055
Zordan, P. & Almeida, V. D. (2020) Parar pandêmico: educação e vida. Práxis Educativa, 15, 1-18. DOI 10.5212/PraxEduc.v.15.15481.077
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA ENIAC PESQUISA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.