Satisfação no trabalho entre servidores públicos federais brasileiros:
uma aplicação multivariada da escala de satisfação no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.931Palavras-chave:
Satisfação no trabalho, Administração Pública, servidores públicos, gestão de recursos humanos, BrasilResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar e classificar aspectos da satisfação no trabalho na perspectiva de servidores públicos no Brasil. Um questionário baseado na Job Satisfaction Scale (JSS) foi utilizado para coletar dados de uma amostra estatisticamente significativa composta por 139 funcionários de uma instituição de ensino superior pública brasileira. Os dados foram analisados usando uma combinação de técnicas estatísticas descritivas, correlacionais e multivariadas, teste de hipóteses e análise de cluster. A qualidade psicométrica da escala (validade unidimensional, convergente e discriminante) foi examinada por meio de análise fatorial exploratória (AFE), complementada por medidas de confiabilidade (coeficiente alfa de Cronbach e confiabilidade composta). Os resultados deste estudo convergiram com outros estudos que avaliam a Job Satisfaction Scale (JSS) como válida, estável e de boa qualidade psicométrica. Entre as dimensões do JSS, os colegas de trabalho, os gestores e a natureza do trabalho destacaram-se como pontos fortes nas relações de trabalho e as promoções e remuneração, como pontos fracos. Esses resultados refletem as diferenças e desequilíbrios nas diversas carreiras da administração pública, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento pelo trabalho realizado.
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