Satisfação no trabalho entre servidores públicos federais brasileiros:

uma aplicação multivariada da escala de satisfação no trabalho

Autores

  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará
  • Daniel Barbosa Cabral Cabral Universidade Federal da Amazônia
  • Amanda Martins Lima Universidade Federal do Pará
  • Dayanne Thayná Oliveira Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.931

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Administração Pública, servidores públicos, gestão de recursos humanos, Brasil

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar e classificar aspectos da satisfação no trabalho na perspectiva de servidores públicos no Brasil. Um questionário baseado na Job Satisfaction Scale (JSS) foi utilizado para coletar dados de uma amostra estatisticamente significativa composta por 139 funcionários de uma instituição de ensino superior pública brasileira. Os dados foram analisados usando uma combinação de técnicas estatísticas descritivas, correlacionais e multivariadas, teste de hipóteses e análise de cluster. A qualidade psicométrica da escala (validade unidimensional, convergente e discriminante) foi examinada por meio de análise fatorial exploratória (AFE), complementada por medidas de confiabilidade (coeficiente alfa de Cronbach e confiabilidade composta). Os resultados deste estudo convergiram com outros estudos que avaliam a Job Satisfaction Scale (JSS) como válida, estável e de boa qualidade psicométrica. Entre as dimensões do JSS, os colegas de trabalho, os gestores e a natureza do trabalho destacaram-se como pontos fortes nas relações de trabalho e as promoções e remuneração, como pontos fracos. Esses resultados refletem as diferenças e desequilíbrios nas diversas carreiras da administração pública, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento pelo trabalho realizado.

Biografia do Autor

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doctor in Agricultural Sciences from the Federal Rural University of the Amazon and Master’s in Management and Regional Development from the University of Taubate. He took an MBA in Business Management and Project Management from Getulio Vargas Foundation. Bachelor of Business Administration from University of Amazonia. He has worked in large public and private organizations in Brazil. Among the areas of concentration, the following stand out: Management of Public Organizations, Organizational Studies, Competitiveness, Agribusiness and Agro-industrial Organization. He is currently a professor at the Faculty of Administration (FAAD) and the Master’s in Administration (PPGAD) at the Federal University of Pará.

Daniel Barbosa Cabral Cabral, Universidade Federal da Amazônia

Doctoral candidate in Business Management from the Faculty of Economics of the University of Coimbra - Portugal, Master´s in Administration from the University of Amazonia, MBA in Corporate Finance from the Federal University of Bahia, and Bachelor´s in Administration with Emphasis in Systems Analysis from Visconde de Cairu Foundation. He acted as manager in large Brazilian companies in the following areas: operational planning, finance and banking, contract management, supplies and facilities management. He is currently a professor of higher education at the Federal Rural University of the Amazonia.

 

Amanda Martins Lima, Universidade Federal do Pará

Bachelor’s in business administration from the Federal University of Pará. She has worked professionally in public and private organizations including Public and Financial Organizations, Private Organizations focusing on Cosmetics

Dayanne Thayná Oliveira Silva, Universidade Federal do Pará

Bachelor’s in business administration from Universidade Federal do Pará, in her professional career she worked in public and private organizations, among which stand out: Public and Financial Organizations, Private Organizations with a focus on Education.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Mattos, C. A. C. de, Cabral, D. B. C., Lima, A. M., & Silva, D. T. O. (2023). Satisfação no trabalho entre servidores públicos federais brasileiros: : uma aplicação multivariada da escala de satisfação no trabalho. REVISTA ENIAC PESQUISA, 12(1), 160–182. https://doi.org/10.22567/rep.v12i1.931

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