Percepção do uso do inglês para negócios no aprendizado de um curso de planejamento estratégico
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v13i2.994Palavras-chave:
aprendizagem, inglês para negócios , planejamento estratégico, taxonomia de Bloom revisada, universidadeResumo
O ensino de um curso de planejamento estratégico possui componentes de informação em inglês, relacionados para fins gerais e para fins específicos, vinculados à área de negócios. Nesse contexto, materiais didáticos, sites de negócios, revistas acadêmicas, bancos de dados e avaliações exigem conhecimento de inglês para negócios. O objetivo da pesquisa é conhecer a percepção de uma amostra de estudantes universitários sobre o uso do inglês para negócios na aprendizagem de um curso de planejamento estratégico em nível de graduação no Peru. A amostra foi selecionada por conveniência, considerando ex-alunos do curso de cinco semestres letivos consecutivos. Como ferramenta de medição, foi concebido um instrumento baseado na taxonomia revisada de Bloom; que foi validado e a confiabilidade do instrumento foi medida. Os resultados mostram que os alunos percebem positivamente o uso do inglês para negócios em seu aprendizado.
Referências
Anderson, L.W., & Krathwohl, D.R. (eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing: A revision of Bloom's Taxonomy of educational objectives. Longman: New York.
Bernal, C. (2006). Metodología de la investigación. Segunda edición. Editorial Pearson Educación: México D.F.
Bloom, B. S.; Engelhart, M. D.; Furst, E. J.; Hill, W. H. & Krathwohl, D. R. (1956). Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook 1: Cognitive domain. David McKay Company, Inc.: Ann Arbor, Michigan.
British Council (2015). Inglés en el Perú: un análisis de la política, las percepciones y los factores de influencia. Educational Intelligence. https://ei.britishcouncil.org
Crystal, D. (2003). English as a global language. Second edition. Cambridge University Press: New York.
Ferraz, A. y Belhot, R. (2010). Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instruccionais. Gestão & Produção, São Carlos, Vol 17, Nº 2, pp 421-431.
https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/?format=pdf&lang=pt
Daniels, J.; Radebaugh, L. and Sullivan, D. (2010). Negocios internacionales: ambientes y operaciones. Décima segunda edición. Editorial Prentice Hall: México D.F.
Fitria, T.N. (2019). Business English as a part of teaching English for Specific Purposes ESP to economic students. Jurnal Education and Economics. Vol. 2, Nº 02 (April-Juni), pp. 143-152. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3527868
Graham, J.; Grennan, J.; Harvey. C. and Rajgopal, S. (2022). Corporate culture: evidence from the field. Journal of Financial Economics. Vol. 146, Issue 2. November 2022. Pag. 552-593.
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304405X22001684
Guerra, A. (2022). Managing difficulties of learning Technical English. Kriativ.tech. Edição Nº 9. DOI: 10.31112/kriativ-tech-2021-10-69.
Hernández-Sampieri, R. y Mendoza, Ch. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Sexta edición. McGraw-Hill Interamericana: Ciudad de México.
Hoque, E. (2016). Three domains of learning: cognitive, affective and Psychomotor. The Journal of EFL Education and Research. Vol. 2, Nº 2, pp. 45-52.
Karvonen, H. (2017). English as a Medium of Instruction: Benefits and Challenges as Viewed by Founders of International Schools in Ethiopia. Master Thesis. Faculty of Education. University of Turku. https://www.utupub.fi/handle/10024/145508
Krathwohl, D.R. (2002). A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. THEORY INTO PRACTICE, Volume 41, Number 4, College of Education, The Ohio State University, 212-218. https://www.depauw.edu/files/resources/krathwohl.pdf
Liu, B. (2011). Web data mining. Exploring hiperlinks, contents, and usage data. Second edition. Springer: Berlin.
López, X.; Chasipanta, A.; Chiluisa, M. y Robles, G. (2022). La importancia del aprendizaje y conocimiento del idioma inglés en la enseñanza superior. Polo del Conocimiento. Vol. 7, Nº 6, pp. 1338-1351. DOI: 10.23857/pc.v7i6
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6234740
Montero, K.; De la Cruz, V. y Arias, J. (2020). El idioma inglés en el contexto de la educación. Formación profesional en un mundo globalizado. Perspectivas Docentes. Vol. 30, Nº 71, pp. 55-64. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7742790
Narayanan, V.K. & Fahey, L. (1986). Macroenvironmental Analysis for Strategic Management. Cengage Learning: Toledo, Ohio.
Nguyen, T.M.H. (2019). The role of contexts in teaching business English to English majors in Hufi. Proceedings of ELT Upgrades 2019: A focus on methodology, pp. 193-196. Ho Chi Minh, Vietnam. https://zenodo.org/records/3590666
Navarrete, W. y Cuarán, Y. (2017). La importancia del inglés en un contexto social y los juegos de aula como una alternativa para la enseñanza. Revista Huellas, 4(2), 9, pp. 35-39. Recuperado de; https://revistas.udenar.edu.co/index.php/rhuellas/article/view/3450
Neeley, T. (2012). Global business speak English. Why you need a language strategy now. Harvard Business Review 90. Nº 5, pp. 116-124. https://hbr.org/2012/05/global-business-speaks-english
Patel, M., Solly, M. and Copeland, S. (2023). The Future of English: Global Perspectives. Research Summary. London: British Council.
Porter, M. (1985). Competitive Advantage, creating and sustaining superior performance. The Free Press, Macmillan: New York.
Real Academia de la Lengua Española, RAE. Recuperado el 07 de enero de 2024 de https://www.rae.es/
Shruthi, R. and Udhayakumar, R. (2022), English for commerce and management: an ESP approach. International Journal of Food and Nutritional Sciences. Vol. 11, Issue 8, pp. 593-601. https://www.ijfans.org/issue-content/english-for-commerce-and-management-an-esp-approach-1232
Shu-Hsiu, H. and y Li- Ching, Y. (2021) M. (2008). English for General Purposes (EGP) at a Taiwanese University: A Mix - Methodological Analysis of Students Perspectives. Tsinghua Education Magazine. Vol. 37 Nº 1, pp. 41-84. https://edujou.site.nthu.edu.tw/var/file/128/1128/img/1172/37-1-2.pdf
Ximénez, C. y Revuelta, J. (2022). Análisis de datos en lenguaje R. Documento de trabajo. Universidad Autónoma de Madrid: Madrid. https://libros.uam.es/uam/catalog/download/1163/2054/2338?inline=1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1970 REVISTA ENIAC PESQUISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.