Pedagogia eletrônica: uma análise epistemológica de currículo tecnológico na intensificação da formação de agentes de segurança pública na emergência da Covid-19:

Caso da Academia de Ciências Policiais em Moçambique

Autores

  • Jose Caetano Universidade Internacional Iberoamericana
  • Juliana Azevedo Gomes Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v11i1.859

Palavras-chave:

Palavras-Chave: Pedagogia, Currículo Tecnológico, Segurança Pública

Resumo

A sociedade de informação e conhecimento do século XXI, caracterizada pelo aperfeiçoamento massivo e dócil das TICs, demandou raciocínios geradores de modelos educativos que se adequassem ao momento. Fato que nos comoveu na pesquisa: analisar a pedagogia no contexto de currículo tecnológico com recurso aos meios informáticos e telemáticos para o progresso da formação educacional no período da Covid-19. A pesquisa foi de natureza aplicada e, do ponto de vista de seus objetivos, se caracterizou em exploratória e descritiva, onde o método híbrido entre qualitativo e quantitativo teve raízes na revisão bibliográfica e no trabalho de campo, caracterizado na entrevista e no questionário aos participantes, constituídos por docentes, investigadores científicos e estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado em ciências policiais na Academia de Ciências Policiais. Os dados qualitativos, discursos e conteúdos, incluindo os quantitativos, basicamente foram analisados por meio de técnicas filológicas e estatísticas. Os participantes afirmaram unanimemente que o impacto das TICs foi positivo no desenvolvimento da formação educativa e corporativa na ACIPOL. A maioria justificou que o estudo à distância, organizado em recursos informáticos no cômputo das ferramentas configuradas de forma digital, facultou na aquisição de mais experiências na prática do processo de ensino-aprendizagem. Consecutivamente, pôde-se apostar que o estudo contribuiu bastante na desseminação da importância dos recursos informáticos para a manutenção dos atos educativos durante a Covid-19 e o treinamento contínuo do pessoal no manuseio e aperfeiçoamento dos instrumentos cibernéticos constitui o maior desafio para o meio acadêmico.

Referências

Azeredo, M. O., et al (1982). Da comunicação à expressão. Ed. ASA: Lisboa.

Bertrand, Y. (1991). Teorias Contemporâneas da Educação. Lisboa: Instituto Piaget.

Cabero, J. (2001). Evaluar para mejorar: medios y materiales de enseñanza. En J. M.

Castells (2001). Material para uma teoria preliminar sobre la sociedade de redes, Revista de Educacion, (1) extraordinário 41- 58.

Castells, M (1998) La era da la informacion, Economia, sociedade e cultura. Vol 1, La sociedade red.Vol 2: El poder de la identidade, vol. 3: Fim de milénio, Madrid Aleguza.

De Pádua, E., M. (2011). Metodologia de Pesquisa: Abordagem Teórico-Prático. São Paulo: 17ª Ed., Papirus Editora.

Delors, J. F. at all (1996). Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Educação um tesouro a descobrir. Lisboa: Asa.

Echaverria Ezponde, J (1999). Los señores del cure Telápolis e el tercar entorno. Barcelona: Destino.

Echeverria Ezponde J (2001a). Educacion y nulvas tecnologia: el plan europeo e-lerning, Educacion (1) extraordinario, 201-210.

Echeverria Ezponde. J. (2001b).Educacion y sociedade informacion. Ponencia presentada enel X congresso National de Modelos de investigacion educativ:Investigacion y evaluacioneducativaen la sociedade del conocimiento. Acoruña:AIDIPE.

Filocre, L. D. (2010). Direito de segurança pública: limites jurídicos para políticas de segurança pública. São Paulo: Loyola.

Franco, M. A. S. (2003). Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus.

Franco, M. A. (2008). Pedagogia como ciência da educação. 2ª Ed. São Paulo: Cortez.

Gadamer, H. G. (1977). Verdad y método. Salamanca: Singuene.

Garcia, A. C. (2011). Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez.

Gil, A. C. (1999). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social, 5ª Ed. São Paulo: Atlas.

Gimeno, S., J. (1991). O currículo: a reflexão sobre a prática. Morata.

Gimeno, J. (2001a). El significado y la funcion de la educacion en la sociedade y culyura globalizados, Revista de Educacion (1) extraordinário, 121-142.

Goodson, I. (1998). Currículo: teoria e história. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis: Vozes.

Kuark, Manhãe & Monteiro (2010). Metodologia de Pesquisa: um guia prático. Bahia: Via Litterarum.

Idanov, L.S e Idanov, G.L., (1981). Física: Para ensino Técnico Especializado. Moscovo: MIR.

Instituto Nacional de Saúde, (2020). Conheça melhor o novo coronavírus, Sars-Cov-2. Maputo: INS. https://covid19.ins.gov.mz/wp-content/uploads/2020/03/CORONA-VIRUS-Flyer-5-1.pd, acessado em 18.08.2021.

Libâneo, J. C. (2005). Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez Editora.

Lopes, A. C. (2015). Currículo: Debates contemporâneos. São Paulo: Cortez.

Macedo, R. S. (2011). Pedagogia: Currículo, Educação, currículo e avaliação disponível, em https://www.google.co.mz/search?q=conceito+de+curriculo+pdf, acessado em 10.08.2021.

Marconi, M. A. e Lakatos, E. M., (1999). Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.

Marques, R. (1999). Modelos Pedagógicos Actuais. Lisboa: Plátano Editora http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/dicionario%20pedagogia.pdf, acessada em 17.8.2021.

Pantoja, A. (2004). La intervención psicopedagógica en la Sociedad de la Información.

Educar y orientar con nuevas tecnologías. Madrid: EOS.

Rocha, U. (2002). Historia Curricular e quotidiano escolar. São Paulo: Cortez.

Sancho (co¬ord.), Para una tecnología educativa. Barcelona: Horsori

Terceio,J.B.(1996). Sociedad digital. Del homo sapiens al homo digitalis. Madrid. Aliaza Editorial.

Valente, M. M.G. (2012). Teoria Geral do Direito Policial. Lisboa: 3ª ed. Almedina.

Velasco, C.L e Villa, S.P., (Edts.), (2016). Metodologia de Pesquisa Científica. Barcelona: Funiber.

Downloads

Publicado

2022-04-01

Como Citar

Caetano, J., & Gomes, J. A. . (2022). Pedagogia eletrônica: uma análise epistemológica de currículo tecnológico na intensificação da formação de agentes de segurança pública na emergência da Covid-19: : Caso da Academia de Ciências Policiais em Moçambique. REVISTA ENIAC PESQUISA, 11(1), 81–99. https://doi.org/10.22567/rep.v11i1.859

Edição

Seção

Artigos