Fatores motivacionais na escolha do curso de Ciências Contábeis: um estudo baseado na self-determination theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.762

Palavras-chave:

Fatores motivacionais. Escolha. Self-Determination Theory.

Resumo

O dinamismo com que as coisas acontecem afetam a percepção daqueles que buscam ingressar numa instituição de ensino superior. Aos educandos é requisitado tomar a decisão de qual curso seguir e nessa escolha, elementos como a família, os amigos e a pressão social estão presentes. O estudo buscou identificar, a luz da Self-Determination Theory, os fatores motivacionais que influenciam na escolha do curso de ciências contábeis. A pesquisa é caracterizada como descritiva e quantitativa, para coleta de dados utilizou-se a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica com uma amostra de 296 respondentes, sendo a técnica de análise dos dados a análise fatorial e ANOVA. O estudo identificou que as escolhas dos discentes se dão de forma autônoma, tendo a motivação extrínseca por regulação integrada e a motivação intrínseca como os dois fatores predominantes. Depreende-se que as escolhas se dão de forma menos regulada possível e que o estudo em contabilidade é a maneira na qual acreditam que os objetivos predeterminados serão alcançados, mudando assim a realidade vivida.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

Souza, F. das C. S., Silva, J. D., Costa, W., Felix Júnior, L. A., & Kronbauer, C. A. (2021). Fatores motivacionais na escolha do curso de Ciências Contábeis: um estudo baseado na self-determination theory. REVISTA ENIAC PESQUISA, 10(1), 134–154. https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.762

Edição

Seção

Artigos