O institucionalismo no campo das teorias da organização: uma análise em manuais didáticos de administração

Autores

  • Katia Katsumi Arakaki Doutoranda em Administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luisa Rhoden Rech Doutoranda em Administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Elcio Gustavo Benini Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.515

Palavras-chave:

institucionalismo, teorias da organizações, manuais didáticos

Resumo

Este trabalho teve como objeto de estudo o institucionalismo no campo das teorias organizacionais. Seu objetivo foi analisar como o institucionalismo, enquanto arcabouço teórico, tem sido abordado e transmitido por meio de manuais didáticos. Para realizar a análise e comparação dos manuais, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, por meio da construção de categorias e subcategorias, quais sejam: delimitação da abordagem e qualidade das referências; dimensão histórico-concreto; dimensão político-ideológico; dimensão epistemológica, ontológica e gnosiológica e dimensão teórica. A conclusão resultante foi que a Teoria Institucional é discutida em ambos manuais analisados, sendo um elemento importante para o bom desempenho e eficiência organizacional, apesar da discussão de menor profundidade em relação à crítica e a epistemologia da pesquisa, em um dos manuais. Diante da relevância do assunto é importante que os manuais apontem para essa discussão no sumário da obra visando maior visibilidade e facilidade de acesso.

Biografia do Autor

Katia Katsumi Arakaki, Doutoranda em Administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestre em agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2008) , graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados (2007) e especializaçãoo em Direito Público pela Anhanguera-Uniderp (2012) . Atualmente Administradora da Universidade Federal da Grande Dourados. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agronegócio.

Luisa Rhoden Rech, Doutoranda em Administração Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, mestrado em Agronegócios (2017) pela Universidade Federal da Grande Dourados, graduada em Administração (2013) e Tecnóloga em Produção Publicitária (2009) pelo Centro Universitário da Grande Dourados.

Elcio Gustavo Benini, Docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação. É professor Adjunto da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Administração e no mestrado profissional em Administração Pública (Profiap). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Organizações, Trabalho e Educação (GEPOTE). Tem como temas de estudo e pesquisa: Teoria crítica das Organizações; Epistemologia; Economia Solidária; Autogestão; Administração Pública; Políticas Públicas e; Trabalho e educação.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Arakaki, K. K., Rech, L. R., & Benini, E. G. (2019). O institucionalismo no campo das teorias da organização: uma análise em manuais didáticos de administração. REVISTA ENIAC PESQUISA, 8(1), 99–118. https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.515

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)