Agronegócio e perspectivas teóricas e epistêmicas: uma análise nos Programas de Pós-Graduação em Administração
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v7i1.481Palavras-chave:
Organization theory, Agribusiness, Postgraduate in administration.Resumo
O objetivo foi identificar os enfoques teórico-metodológicos e epistemológicos empregados na dissertações e teses desenvolvidas entre 2005 e 2015, utilizando como campo empírico de investigação os Programas de Pós-graduação em Administração com linhas de pesquisa em agronegócio no Brasil. Especificamente, o artigo procurou caracterizar as teorias, metodologias e temáticas utilizadas na elaboração dessas pesquisas com base nos estudo de Reed (1999) e Paula (2016). Para tanto, o estudo possui uma abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, e como técnica de aproximação se caracteriza como bibliográfica e documental. O resultado mostrou a presença de um grande número de dissertações que possui uma abordagem pautada na metanarrativa mercado, enquadrada na matriz empírico-analítica a partir do círculo de matrizes epistêmicas; a principal abordagem metodológica utilizada é a qualitativa, com finalidade exploratória; a temática mais abordada pelas pesquisas é a de desenvolvimento, envolvendo o desenvolvimento sustentável, local, rural, regional e econômico. Chega-se à conclusão que a temática, os enfoques teóricos e a abertura de novos Programas de Pós-Graduação nessa linha de pesquisa são condizentes com o atual estágio de crescimento do agronegócio do país.
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