Solução computacional para o auxiliar na alfabetização de surdos

Autores

  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdade ENIAC
  • Silvia Cristina Martini Rodrigues UMC
  • Ovidio Lopes da Cruz Netto Doutorando e Mestre em Engenharia Biomédica na área de Tecnologias Computacionais. Especialista em Engenharia de Software e Formação de Docentes para o Ensino Superior. Bacharel em Engenharia da Computação.

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v5i2.389

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, LIBRAS, Computação, Alfabetização

Resumo

A aprendizagem dos surdos é um grande desafio para os educadores, principalmente na disciplina de língua portuguesa. As escolas brasileiras não estão preparadas para convier com surdos, pois não possuem profissionais capacitados. As atuais políticas educacionais brasileiras, buscam socializar todos os alunos surdos e não surdos. A comunidade brasileira de surdos utiliza a   LIBRAS, língua brasileira de sinais como principal forma de comunicação entre eles. Integrar LIBRAS e língua portuguesa é um dos principais desafios atuais e o uso da computação tem auxiliado muito.

Biografia do Autor

João Carlos Lopes Fernandes, Faculdade ENIAC

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1990), Mestre em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2006) e Doutor em Engenharia Biomédica na área de Tecnologias Computacionais pela Universidade de Mogi das Cruzes (2012). Atualmente é Coordenador do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul e professor do curso de Tecnologia em Segurança, professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia, professor e autor da pós-graduação da Unyleya, pesquisador da Faculdade Eniac, Membro da Comissão Editorial e do comitê de pareceristas Ad Hoc da Revista Augusto Guzzo e diretor técnico da JRN Consult. Possui vasta experiência na área de Engenharia de Computação. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Tecnologia e educação, reabilitação motora, segurança da informação e redes de computação.

Silvia Cristina Martini Rodrigues, UMC

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1995), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado e pós doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é pesquisador e professor auxiliar nível pca-4 da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ambiente Virtual para ensino e aprendizagem, Diagnóstico Auxiliado por Computador (CAD), Processamento de Imagens Médicas, Densidade Mamográfica. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e assessora interna do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tem atuado como assessora ad-hoc da FAPESP, CNPq e CAPES nas áreas de informática médica e ensino de matemática.

Ovidio Lopes da Cruz Netto, Doutorando e Mestre em Engenharia Biomédica na área de Tecnologias Computacionais. Especialista em Engenharia de Software e Formação de Docentes para o Ensino Superior. Bacharel em Engenharia da Computação.

Professor da Universidade Nove de Julho

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Publicado

2016-11-30

Como Citar

Fernandes, J. C. L., Rodrigues, S. C. M., & Cruz Netto, O. L. da. (2016). Solução computacional para o auxiliar na alfabetização de surdos. REVISTA ENIAC PESQUISA, 5(2), 193–203. https://doi.org/10.22567/rep.v5i2.389

Edição

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