A Gestão participativa na Educação Pública Brasileira: desafios na implantação e o perfil do gestor

Autores

  • Isac kiyoshi Fujita Etec Getúlio Vargas IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v4i2.260

Palavras-chave:

gestão participativa, gestão pública, competencia,

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a mudança na administração das escolas públicas brasileiras passando do modelo atual de gestão para um mais moderno, participativo onde o gestor deverá ser capaz de entender as necessidades da comunidade local e, ao mesmo tempo, atender as normativas do governo no Plano Nacional de Educação. Partindo da idéia de que a redemocratização criou uma abertura para a participação da sociedade civil nas decisões do governo, discutindo as suas necessidades e formando a sua agenda, os rumos que tomaram a administração pública brasileira levaram os novos gestores a tentar estabelecer uma visão sistêmica dos diversos setores e órgãos públicos. No modelo, o papel de gestor da escola acaba recaindo na figura do diretor da organização educacional e este deve ter habilidades e competências. Discutimos neste artigo quais são, de forma geral, estas habilidades e competências para termos um modelo de gestão educacional pública de qualidade e moderna.

Biografia do Autor

Isac kiyoshi Fujita, Etec Getúlio Vargas IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professor de ensino superior em engenharia, ensino tecnico e PROEJA em institutições públicas do estado de São Paulo.

Referências

ALONSO, M. O papel do diretor na administração escolar. São Paulo: Difel, 1976.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 06/05/2013. (capitulo III, seção I, art 206 paragrafo VI).

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão. Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA. Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF. Instruções para Avaliação da Gestão Pública – 2008/2009. Brasília; MP, SEGES, 2008. Versão 1/2008.

CARDOZO, R.M. D. Gestão participativa na educação profissional e tecnológica: o papel do conselho diretor. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade de Brasília: Brasília, 2010.

COELHO, S.B.R.;LINHARES, C. Gestão participativa no ambiente escolar. Revista eletrônica latu sensu. Ano 3, n. 1, mar. 2008.

DUSI,C.S.C.O. e PONTES, L.A.F. Avaliação de programas e políticas educacionais e gestão e liderança. Juiz de Fora: FADEPE, 2012.

GENTILI, P.A.A. O discurso da “qualidade” como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, P. A. A.; SILVA, T. T. (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

GODOY, M. B. Os novos desafio do gestor público. Revista gestão pública. Ano XXI - T II, Nº 65, mai. 2013

LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 8.ed. Série Cadernos de Gestão, v.II. Petrópolis: Vozes, 2012.

LÜCK, H. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. Brasília. V.17,n72,p11-33, fev/jun.2000.

MACHADO, M. C. da S. Gestão participativa e planejamento. CAed/UFJF, 2011.

MATIAS-PEREIRA. J. Manual de gestão pública contemporânea. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.

MOTTA, P.R. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

PARO, V.H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor da escola. Educação e Pesquisa. V.36, n.3, p. 763-778. São Paulo,2010.

PAZETO, A.E. Participação: exigências para a qualificação do gestor e processo permanente de atualização. Brasília: INEP/MEC, volume 17, n.72, 2000.

SENGE, P. M. A Quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16 ed. (Tradução: OP Traduções). São Paulo: Editora Nova Cultural, 2004.

SENGE, P. M. A Quinta disciplina: caderno de campo - estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1990, 1999.

SILVA JÚNIOR, C. A. O espaço da administração no tempo da gestão. In: MACHADO, L. M.; FERREIRA, N. S. C. (Org.). Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOBRAL, F.,PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

SROUR, R.H. Poder, cultura e ética nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

WITTMANN, L. C. Autonomia da escola e democratização de sua gestão: novas demandas para o gestor. Brasília:INEP/MEC. v. 17, n. 72, p. 88-96, fev./jun. 2000.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Fujita, I. kiyoshi. (2015). A Gestão participativa na Educação Pública Brasileira: desafios na implantação e o perfil do gestor. REVISTA ENIAC PESQUISA, 4(2), 194–205. https://doi.org/10.22567/rep.v4i2.260

Edição

Seção

Artigos