Capacitação de Servidores do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia como estratégia de Administração Gerencial

Autores

  • Angelina Maria de Oliveira Licório UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA DE RONDÔNIA.
  • Queiza Dias Guimarães Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia
  • Luciane Maria Argente de Mattes Paula Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia
  • Osmar Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v4i1.117

Palavras-chave:

Capacitação, Gestão Pública, Ministério Público de Contas.

Resumo

Este artigo estuda a relevância da capacitação na gestão pública, a partir dos pressupostos da Administração Gerencial onde há um nexo de causalidade entre capacitação de pessoas e êxito nos serviços executados. Essa forma também conhecida como a Nova Gestão Pública (NGP), tem por objetivo a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, valendo-se para tanto, de controles de desempenho. Nesse contexto, o artigo objetiva verificar a relevância do processo de capacitação realizada pelos servidores do Ministério Público de Contas de Rondônia e os reflexos da capacitação na melhoria de qualidade dos serviços executados. Valendo-se do método dedutivo de pesquisa, analisam-se os aspectos da capacitação de uma forma geral, para compreender sua importância dentro do novo modelo de Administração Pública. Quanto ao objetivo a pesquisa se classifica como descritiva e quanto à abordagem do problema, qualitativa. Como instrumento de pesquisa valeu-se das fontes secundárias e de dois questionários, sendo um aplicado aos assessores e assistentes de gabinete e outro aos Procuradores de Contas. O estudo permitiu concluir que há um alto nível de participação nas capacitações oferecidas pela Instituição estudada e que a maioria dos entrevistados considera que a capacitação tem reflexo direto e imediato nos serviços realizados.

Biografia do Autor

Angelina Maria de Oliveira Licório, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA DE RONDÔNIA.

Mestre em Direito, Mestranda em Administração.

Queiza Dias Guimarães, Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia

Acadêmica do Curso de Administração

Luciane Maria Argente de Mattes Paula, Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia

Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Economista.

 

Osmar Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993). Docente e pesquisador do Núcleo de Administração da UNIR.

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Publicado

2015-06-14

Como Citar

Licório, A. M. de O., Guimarães, Q. D., Paula, L. M. A. de M., & Siena, O. O. (2015). Capacitação de Servidores do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia como estratégia de Administração Gerencial. REVISTA ENIAC PESQUISA, 4(1), 17–33. https://doi.org/10.22567/rep.v4i1.117

Edição

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