Capacitação de Servidores do Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia como estratégia de Administração Gerencial
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v4i1.117Palavras-chave:
Capacitação, Gestão Pública, Ministério Público de Contas.Resumo
Este artigo estuda a relevância da capacitação na gestão pública, a partir dos pressupostos da Administração Gerencial onde há um nexo de causalidade entre capacitação de pessoas e êxito nos serviços executados. Essa forma também conhecida como a Nova Gestão Pública (NGP), tem por objetivo a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, valendo-se para tanto, de controles de desempenho. Nesse contexto, o artigo objetiva verificar a relevância do processo de capacitação realizada pelos servidores do Ministério Público de Contas de Rondônia e os reflexos da capacitação na melhoria de qualidade dos serviços executados. Valendo-se do método dedutivo de pesquisa, analisam-se os aspectos da capacitação de uma forma geral, para compreender sua importância dentro do novo modelo de Administração Pública. Quanto ao objetivo a pesquisa se classifica como descritiva e quanto à abordagem do problema, qualitativa. Como instrumento de pesquisa valeu-se das fontes secundárias e de dois questionários, sendo um aplicado aos assessores e assistentes de gabinete e outro aos Procuradores de Contas. O estudo permitiu concluir que há um alto nível de participação nas capacitações oferecidas pela Instituição estudada e que a maioria dos entrevistados considera que a capacitação tem reflexo direto e imediato nos serviços realizados.
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