SABERES PARA A DOCÊNCIA: profissional professor

Autores

  • Valéria Guedes Caruso Faculdade ENIAC / NUPE - Núcleo de Pesquisa ENIAC

Resumo

Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação dos professores que atuam nos cursos tecnológicos e teve como objetivo identificar os saberes necessários para o exercício da docência nestes cursos. A necessidade de realizá-lo tem correlação com uma inquietação que emergiu de minhas reflexões sobre aminha atuação enquanto professora: saber quais são saberes necessários para o exercício da docência e como eles são adquiridos. Para realização da pesquisa optei pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados utilizei a análise documental e propus um questionário a 20 professores que atuam em uma instituição que oferece esse tipo de curso. Os dados coletados por meio destes instrumentos foram completados pela reflexão sobre minha prática. A partir deste procedimento foi possível perceber que a maior parte dos docentes considera os saberes vindos da experiência como os que mais contribuem para uma docência bem-sucedida neste campo, mas mesmo assim buscam completar estes saberes por meio daqueles adquiridos na academia.

Biografia do Autor

Valéria Guedes Caruso, Faculdade ENIAC / NUPE - Núcleo de Pesquisa ENIAC

NUPE (Núcleo de Pesquisa ENIAC)

Downloads

Publicado

16-12-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial