SABERES PARA A DOCÊNCIA: profissional professor
Resumo
Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação dos professores que atuam nos cursos tecnológicos e teve como objetivo identificar os saberes necessários para o exercício da docência nestes cursos. A necessidade de realizá-lo tem correlação com uma inquietação que emergiu de minhas reflexões sobre aminha atuação enquanto professora: saber quais são saberes necessários para o exercício da docência e como eles são adquiridos. Para realização da pesquisa optei pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados utilizei a análise documental e propus um questionário a 20 professores que atuam em uma instituição que oferece esse tipo de curso. Os dados coletados por meio destes instrumentos foram completados pela reflexão sobre minha prática. A partir deste procedimento foi possível perceber que a maior parte dos docentes considera os saberes vindos da experiência como os que mais contribuem para uma docência bem-sucedida neste campo, mas mesmo assim buscam completar estes saberes por meio daqueles adquiridos na academia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________