Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
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O artigo deve abordar estudo e/ou pesquisa em uma ou diversas áreas do conhecimento exploradas no evento, conforme divulgado no site do evento e na regra de submissão da revista.
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Deverá ser encaminhado inicialmente, para passar pelo processo de avaliação, o manuscrito, seguindo as orientações contidas no mesmo e respeitando as seguintes regras:
- O Manuscrito (artigo) deverá ser submetido em formato .doc / .docx
- Deve-se usar o modelo padrão que consta no seguinte link: Template do Artigo
- O tamanho do documento do artigo deve ter no máximo 4MB
- Qualquer outro formato de arquivo que não seja o solicitado, será automaticamente recusado e o processo de envio deverá ser reiniciado.
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O texto do manuscrito deve estar em página formato A4 (210x297mm) e ser elaborado em editor de texto compatível com o programa Microsoft Word, com fonte Times New Roman, tamanho de fonte 12 e o espaço entre linhas 1,15. (Usar o template fornecido no site do evento ou no item anterior, dessa mesma lista)
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Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções estão disponíveis no regulamento.
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Quanto ao resumo:
a) Deve conter entre 100 e 250 palavras, atendendo a NBR 6028, informando ao leitor: finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento.
b) O texto do resumo apresenta idioma original e em inglês.
c) O título em inglês é compatível com o idioma original.
d) Há de 3 à 6 palavras-chave no idioma original e inglês.
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O artigo deve respeitar a quantidade de 3 a 10 páginas exigidas para o tipo de publicação conforme as orientações.
A submissão de trabalhos para o Evento do Seminário Étnico-Racial poderá ser realizada em uma das duas categorias, conforme segue:
1. Trabalho em andamento - contendo de 3 à 6 páginas, com Resultados e Considerações Parciais.
2. Trabalho concluído - contendo de 7 a 10 páginas, com Resultados e Considerações Finais.
Qualquer outra seção de submissão oportuna, que não seja a do evento, só serão aceitos Trabalhos Concluídos, com a mesma quantidade de páginas informada anteriormente para esta categoria.
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O artigo está dividido em subtítulos numerados sequencialmente, sendo composto pelas seguintes partes:
a) Introdução: Contendo, no mínimo, a delimitação do tema, as justificativas, as problematizações e os objetivos.
b) Referencial Teórico: contendo a teoria com a fundamentação pertinente referente ao tema.
c) Materiais e Métodos ou Metodologia : informado qual foi o tipo de pesquisa realizada, como e quais dados foram coletados, além de ferramentas e métodos de pesquisa empregados.
d) Resultados e Discussões: apresentar os resultados evidenciando as análises e discutindo os dados obtidos, usando recursos como gráficos, tabelas, quadros, figuras etc.
e) Considerações finais: encerra-se o trabalho resgatando o problema da pesquisa, ressaltando-se os objetivos e se estes foram alcançados ou não, qual a contribuição para a área do conhecimento e apontando possibilidades de pesquisas futuras em torno do assunto.
f) Referências: deve-se apresentar todos as referências empregadas no texto, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, segundo a Norma ABNT NBR 6023:2025.
Evento: Seminário Étnico-Racial
Política padrão de seção
Declaração de Direito Autoral
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo: