Profissão docente: reflexões sobre a origem dos saberes dos professores
Palavras-chave:
Formação docente, Profissionalização do professor, Saberes docentes.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões acerca do processo de formação docente de duas professoras do ensino básico das redes pública e particular. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com roteiro prévio de questões abertas, aliada ao levantamento bibliográfico de estudos existentes sobre a formação docente, profissionalização do professor, carreira e práticas formativas. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, adequada a pesquisas de cunho exploratório, hermenêutico (interpretativo) e fenomenológico. A análise de dados teve como objetivo retratar a experiência das entrevistadas, além de refletir e interpretar as informações por elas transmitidas. Por meio dos resultados obtidos foi possível perceber a importância existente entre o saber teórico, formal, sobre a prática de ensinar, e o conhecimento teórico produzido na prática de ensinar. Espera-se com esse estudo contribuir com outros profissionais que atuam na docência, considerando que os relatos aqui apresentados oferecem importantes reflexões acerca do desenvolvimento profissional do professor.
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______. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-4428-2 Edição Digital.
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