Energia Fotovoltaica e Eólica no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Energia Renovável. Fotovoltaico. Energia solar. Eólica. Aerogerador.

Resumo

Junto da fonte energética brasileira, onde há diversas fontes de energia renovável, como Biomassa, Geotérmica, Hídrica, das Ondas e Mares, Hidroelétrica, dentre essas também temos a Energia Eólica e a Energia Solar como alternativas ao uso de fontes de energia dos combustíveis fósseis. Com elas, podemos ter uma economia melhor, teremos redução de perda de energia na rede de distribuição elétrica, uma eficiência melhor, pois tem uma resistência superior a queda de energia e custos de uso ao consumidor baixíssimos. O problema é o alto investimento financeiro que é necessário para a instalação, alguns países têm o clima instável, onde permanecem com grandes períodos do ano sem a incidência de raios solares. Contudo os gastos serão menores após o investimento, já que terá uma grande redução na conta de energia.

Biografia do Autor

Ivanízio Rodrigues Moreira, Centro Universitário Eniac

Acadêmico do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Eniac.

Marcio Gerônimo Rocha, Centro Universitário Eniac

Acadêmico do curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Eniac.

Márcio Belloni, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE)

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Eniac (2018) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário ENIAC (2019), Mestrando em Tecnologia Nuclear (Reatores) pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/USP).
É perito judicial pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região e atuação profissionalmente nas áreas de engenharia elétrica e segurança do trabalho com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas, energia solar e documentação em segurança e saúde ocupacional.
Pesquisas em 1 - engenharia nuclear, engenharia elétrica, uninterruptible power supply, energias renováveis; 2 - engenharia de segurança do trabalho, direito trabalhista, análise do meio ambiente ocupacional, insalubridade e periculosidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9280624341117752

Vinícius de Melo Puglia, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE)

Graduado em Engenharia de Produção (2017) e em Engenharia Elétrica (2019) pelo Centro Universitário ENIAC. Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.
Pesquisas em 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - engenharia biomédica.
http://lattes.cnpq.br/9503792596937895

Renato de Brito Sanchez, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE) Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) / Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT)

Graduado em Engenharia Elétrica pelas Faculdades Integradas Torricelli (2009) e em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário ENIAC (2019), Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário ENIAC (2020), Mestre em Engenharia Mecânica pela FEI - Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros (2015) e Doutorando em Engenharia Biomédica pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes.
Pesquisador do NUPE no Centro Universitário ENIAC e do NPT / LAVITA na Universidade de Mogi das Cruzes.
Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.
Pesquisas em 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - exoesqueletos, ambientes virtuais para reabilitação de pacientes e identificação de doenças, tecnologias assistivas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4165131968563284

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) – RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687, de 24 de novembro de 2015. Acesso em 20 de setembro de 2019.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - RELATÓRIO

<http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/05-Biomassa%282%29.pdf> Acesso em 23 de setembro de 2019.

CAMARGO, Arilde Sutil G. de; UGAYA, Cassia Maria Lie; AGUDELO, Libia Patrícia Peralta. “Proposta de definição de indicadores de sustentabilidade para geração de energia elétrica”. Revista Educação & Tecnologia, Rio de Janeiro: CEFET PR/MG/RJ, 2004.

EXPOSTI, Karen Degli, Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013) – “Clima Equatorial” - WEBSITE INFOESCOLA <https://www.infoescola.com/geografia/clima- equatorial/> Acesso em 16 de outubro de 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. “Energia Hidrelétrica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm>. Acesso em 23 de outubro de 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Energia das Marés"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-das-mares.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Climas do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-climas-brasil.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Regiões Brasileiras "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.

GUIMARÃES, Gabriel. “Quais as vantagens e desvantagens das energias renováveis?” 2015. Disponível em: <http://www.solarvoltenergia.com.br/quais-as- vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/> Acesso em 29 de outubro de 2019.

JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é energia eólica?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-energia-eolica.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.

LIMA, Renan Paiva de Souza, PORTAL GLOBO.COM<http://educacao.globo.com/artigo/potencialidades-brasileiras-com- fontes-renovaveis-de-energia.html> Acesso em 30 de outubro de 2019.

LOPES, Michelle - WEBSITE TEM

SUSTENTÁVEL<http://www.temsustentavel.com.br/energia-fotovoltaica-e-sua- relacao-custobeneficio/> Acesso em 01 de novembro de 2019.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Fontes renováveis de energia"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2019.

RIBEIRO, Amarolina. "O que é matriz energética?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-matriz-energetica.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2019.

RIBEIRO, Amarolina. “Clima tropical"; Brasil Escola. Disponível em

<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-tropical.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2019.

WEBSITE GOVERNO DO BRASIL INFRAESTRUTURA

<http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2017/01/participacao-de-energias-Renovaveis-na-matriz-deve-chegar-a-43-2> Acesso em 02 de novembro de 2019.

WEBSITE MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

<http://www.mme.gov.br/documents/10584/3580498/02+-+Resenha+Energ%C3%A9tica+Brasileira+2017+-+ano+ref.+2016+%28PDF%29/13d8d958-de50-4691-96e3-

Downloads

Publicado

06-04-2020

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA