Energia Fotovoltaica e Eólica no Brasil
Palabras clave:
Energia Renovável. Fotovoltaico. Energia solar. Eólica. Aerogerador.Resumen
Junto da fonte energética brasileira, onde há diversas fontes de energia renovável, como Biomassa, Geotérmica, Hídrica, das Ondas e Mares, Hidroelétrica, dentre essas também temos a Energia Eólica e a Energia Solar como alternativas ao uso de fontes de energia dos combustíveis fósseis. Com elas, podemos ter uma economia melhor, teremos redução de perda de energia na rede de distribuição elétrica, uma eficiência melhor, pois tem uma resistência superior a queda de energia e custos de uso ao consumidor baixíssimos. O problema é o alto investimento financeiro que é necessário para a instalação, alguns países têm o clima instável, onde permanecem com grandes períodos do ano sem a incidência de raios solares. Contudo os gastos serão menores após o investimento, já que terá uma grande redução na conta de energia.Citas
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) – RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687, de 24 de novembro de 2015. Acesso em 20 de setembro de 2019.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA - RELATÓRIO
<http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/05-Biomassa%282%29.pdf> Acesso em 23 de setembro de 2019.
CAMARGO, Arilde Sutil G. de; UGAYA, Cassia Maria Lie; AGUDELO, Libia Patrícia Peralta. “Proposta de definição de indicadores de sustentabilidade para geração de energia elétrica”. Revista Educação & Tecnologia, Rio de Janeiro: CEFET PR/MG/RJ, 2004.
EXPOSTI, Karen Degli, Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013) – “Clima Equatorial” - WEBSITE INFOESCOLA <https://www.infoescola.com/geografia/clima- equatorial/> Acesso em 16 de outubro de 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. “Energia Hidrelétrica"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm>. Acesso em 23 de outubro de 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Energia das Marés"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-das-mares.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Climas do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-climas-brasil.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.
FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Regiões Brasileiras "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/brasil/regioes-brasileiras.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.
GUIMARÃES, Gabriel. “Quais as vantagens e desvantagens das energias renováveis?” 2015. Disponível em: <http://www.solarvoltenergia.com.br/quais-as- vantagens-e-desvantagens-das-energias-renovaveis/> Acesso em 29 de outubro de 2019.
JúNIOR, Joab Silas Da Silva. "O que é energia eólica?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-energia-eolica.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2019.
LIMA, Renan Paiva de Souza, PORTAL GLOBO.COM<http://educacao.globo.com/artigo/potencialidades-brasileiras-com- fontes-renovaveis-de-energia.html> Acesso em 30 de outubro de 2019.
LOPES, Michelle - WEBSITE TEM
SUSTENTÁVEL<http://www.temsustentavel.com.br/energia-fotovoltaica-e-sua- relacao-custobeneficio/> Acesso em 01 de novembro de 2019.
PENA, Rodolfo F. Alves. "Fontes renováveis de energia"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2019.
RIBEIRO, Amarolina. "O que é matriz energética?"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-matriz-energetica.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2019.
RIBEIRO, Amarolina. “Clima tropical"; Brasil Escola. Disponível em
<https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-tropical.htm>. Acesso em 01 de novembro de 2019.
WEBSITE GOVERNO DO BRASIL INFRAESTRUTURA
<http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2017/01/participacao-de-energias-Renovaveis-na-matriz-deve-chegar-a-43-2> Acesso em 02 de novembro de 2019.
WEBSITE MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________