AFETIVIDADE E VÍNCULO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

Autores/as

  • Max Clayton Marques Centro Universitário UNIFIEO
  • Ygor Alexander Patti Centro Universitário FIEO
  • Andréa Cristina Santos Rocha Gerunda
  • Andressa Silva Guedes Centro Universitário FIEO
  • Francisco Júlio dos Santos Lyra Centro Universitário FIEO
  • José Angelo Falasca Centro Universitário FIEO
  • Larissa Soares Vieira Centro Universitário FIEO

Palabras clave:

vínculo afetivo, Ensino-aprendizagem, Ensino superior, Desempenho acadêmico, Relação professor-aluno

Resumen

Resumo: Este estudo analisa a influência do vínculo afetivo no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e seu reflexo no desempenho acadêmico dos alunos. Por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Vygotsky, Piaget, Wallon e Bronfenbrenner, explora-se a integração entre afetividade e cognição como facilitadora do aprendizado. A análise mostra que um ambiente educativo pautado na empatia e no suporte emocional promove motivação, engajamento e adaptação acadêmica, contribuindo para a formação integral do estudante. Os resultados trazem a importância de práticas pedagógicas que priorizam o vínculo afetivo na construção de ambientes inclusivos e na superação de desafios socioeconômicos.

Publicado

2025-03-01