AFETIVIDADE E VÍNCULO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
Keywords:
vínculo afetivo, Ensino-aprendizagem, Ensino superior, Desempenho acadêmico, Relação professor-alunoAbstract
Abstract: This study analyzes the impact of the emotional bond on the teaching-learning process in higher education and its impact on students' academic performance. Through a bibliographical review, based on authors such as Vygotsky, Piaget, Wallon and Bronfenbrenner, the integration between affectivity and cognition as a facilitator of learning is explored. The analysis reveals that an educational environment based on empathy and emotional support promotes motivation, engagement and academic adaptation, contributing to the student's comprehensive education. The results highlight the importance of pedagogical practices that prioritize the emotional bond in building inclusive environments and overcoming socioeconomic challenges.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Caleidoscópio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________