METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA PSICOLOGIA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Autores

  • Max Clayton Marques Centro Universitário UNIFIEO
  • Maria de Lourdes de Souza Duarte Centro Universitário FIEO

Palavras-chave:

Estudo Dirigido, Ensino de Psicologia, Metodologias Ativas, Formação Acadêmica, Reflexão Crítica

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo trazer relatos  de  um trabalho de campo, em que alunos de psicologia foram questionados sobre suas motivações e expectativas em relação ao curso escolhido e à carreira, antes e depois da aplicação da metodologia ativa do Estudo Dirigido. Buscou-se identificar as necessidades de ensino e promover reflexões individuais, integrando teoria e prática de forma mais consistente, respeitando as particularidades dos alunos. Para embasamento, foi realizada uma revisão bibliográfica, analisando as propostas de diferentes teorias sobre o protagonismo do aluno em seu aprendizado. Além disso, a metodologia aplicada incluiu a utilização de textos direcionados, que os alunos transformaram em conteúdos práticos para futuras abordagens psicológicas e disciplinares. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma evolução na clareza dos objetivos dos estudantes e uma preparação significativa para as demandas da prática em Psicologia.

Downloads

Publicado

01-03-2025

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA