AFETIVIDADE E VÍNCULO NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO
Palavras-chave:
vínculo afetivo, Ensino-aprendizagem, Ensino superior, Desempenho acadêmico, Relação professor-alunoResumo
Resumo: Este estudo analisa a influência do vínculo afetivo no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior e seu reflexo no desempenho acadêmico dos alunos. Por meio de uma revisão bibliográfica, fundamentada em autores como Vygotsky, Piaget, Wallon e Bronfenbrenner, explora-se a integração entre afetividade e cognição como facilitadora do aprendizado. A análise mostra que um ambiente educativo pautado na empatia e no suporte emocional promove motivação, engajamento e adaptação acadêmica, contribuindo para a formação integral do estudante. Os resultados trazem a importância de práticas pedagógicas que priorizam o vínculo afetivo na construção de ambientes inclusivos e na superação de desafios socioeconômicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Caleidoscópio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________