Competências e habilidades do Movimento Escoteiro, no ramo lobinho, retratados nas árvores de conhecimento de Pierre Lévy e Michel Authier
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.754Palavras-chave:
competências, saberes, movimento escoteiro, árvores de conhecimentoResumo
Concebido pela palavra competência, os conhecimentos, as habilidades e as atitudes quando internalizados e colocados em ação, agregam valor ao indivíduo e à comunidade em que está inserido. Estas competências podem ser retratadas visualmente, segundo a proposta de Lévy e Authier (1995), por um conceito de árvores de conhecimento que captura, reconhece, avalia e organiza os saberes dos indivíduos de uma determinada comunidade de maneira tecnológica e em tempo real. O presente artigo propõe conexão entre o conceito de árvores de conhecimento com a comunidade do Movimento Escoteiro, mais especificamente os jovens do ramo lobinho. O escotismo é um movimento educacional que tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento próspero e saudável dos jovens de sua comunidade tendo a natureza como fio condutor de seu universo. Através de um método educativo próprio, disponibiliza inúmeras atividades comuns e organizadas de acordo com a faixa etária, denominada ramos, oportunizando a aquisição de competências de desenvolvimento integral de educação para a vida em complemento à família, escola e outras instituições.Referências
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