Biodiesel e a busca por um equilíbrio entre sociedade, meio ambiente e saúde

Autores

  • Rodrigo Fazani Esteves Sanches
  • Mariana Gaspar Negrini Yamashiro
  • Priscila Lima Santos
  • José Humberto Machado Tambor Centro Universitário ENIAC

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v9i2.735

Palavras-chave:

biodiesel, environment, health, pollutants, renewable sources, vegetable oils

Resumo

É inegável a importância de diferentes matrizes energéticas no processo de desenvolvimento da sociedade, contudo, o consumo de combustíveis fósseis tem aumentado a poluição atmosférica e se tornado uma grave ameaça à saúde da população. O diesel, mesmo que seu uso seja inferior ao da gasolina, possui um perfil de emissões muito mais nocivo. Os biocombustíveis são uma alternativa presente e eficiente na mitigação dos gases do efeito estufa e material particulado na substituição ou na mistura com os combustíveis fósseis. Pesquisas apontam que os sistemas mais afetados pela dessa poluição são os respiratórios, circulatórios e reprodutivos. Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que somente o material particulado é responsável por 7 milhões de mortes no mundo em função principalmente de problemas respiratórios. O presente estudo pesquisou na literatura científica os benefícios na produção de biodiesel e sua contribuição na mitigação dos efeitos negativos causados pela poluição atmosférica. O biodiesel, é capaz de reduzir substancialmente as emissões de gases provenientes da combustão incompleta do diesel fóssil e com o diferencial da captura de carbono (CO2) na fase do cultivo da soja, principal matéria prima brasileira.

Biografia do Autor

Rodrigo Fazani Esteves Sanches

Biólogo, Doutor em Biodiversidade Vegetal e Meio ambiente pelo Instituto de Botânica IBt/SP e Mestre em Ciências: Fisiologia e Bioquímica de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - ESALQ/USP e com especialização em Biotecnologia (Faculdade Oswaldo Cruz). Trabalhando em pesquisas nas áreas de Ecofisiologia Vegetal, Bioquímica e Metabolômica de Plantas, com ênfase nas relações água-solo-planta, mudanças climáticas, respostas de plantas aos estresses ambientais, relações hídricas, trocas gasosas e metabolismo de plantas lenhosas e herbáceas.

José Humberto Machado Tambor, Centro Universitário ENIAC

Sou professor de química, bioquímica e disciplinas relacionadas à energias renováveis e saúde em cursos de graduação no centro universitário ENIAC e pós-graduação da faculdade Oswaldo Cruz. Possuo doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2004). Grande experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular, com ênfase em Mapeamento Genético e Estudos Funcionais, atuando principalmente nos seguintes temas: expressão heteróloga, bioquímica enzimática, mitocôndria, saccharomyces cerevisiae, cana-de-açúcar, paracoccidioides brasiliensis e genoma. Trabalhei de 2007 a 2011 no estudo de celulases de diferentes espécies de fungos para degradação de celulose e materiais relacionados em expressão heteróloga na "Concordia University", Canadá. O projeto visou a produção de etanol de segunda geração pela sinergia de diferentes enzimas. No Centro Universitário ENIAC, desenvolvo trabalho com célula de hidrogênio (hidrólise da água), biodiesel e biogás além de uma cooperação internacional na sinalização de endereçamento de proteínas nucleares. É o coordenador de parcerias internacionais de pesquisas e responsável pelo laboratório de Química (CRQ).

Downloads

Publicado

2020-08-01

Como Citar

Fazani Esteves Sanches, R., Gaspar Negrini Yamashiro, M., Lima Santos, P., & Machado Tambor, J. H. (2020). Biodiesel e a busca por um equilíbrio entre sociedade, meio ambiente e saúde. REVISTA ENIAC PESQUISA, 9(2), 345–365. https://doi.org/10.22567/rep.v9i2.735

Edição

Seção

Artigos