A inteligência emocional e social auxiliando o líder a atuar no ciclo de sucesso nas organizações de serviço

Autores

  • Gabriel Da Silva Campos Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)
  • Maria Lúcia Gili Massi Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v9i2.684

Palavras-chave:

Inteligência Emocional, Inteligência Social, Ciclo de sucesso nas organizações de serviço, Líder, Liderança.

Resumo

As inteligências emocional e social têm sido muito abordadas no âmbito empresarial, destacando a necessidade de os líderes desenvolverem-nas, por serem eles as peças-chave para o ciclo de sucesso das organizações de serviço. Nessa direção, este artigo, baseado em pesquisas bibliográficas, em que foram explorados os componentes das inteligências emocional e social com foco no líder, pesquisando em periódicos científicos, sites e livros, sobretudo os de Goleman, tem como objetivo verificar a possibilidade de correlacionar as práticas do ciclo de sucesso das organizações de serviço com os componentes das inteligências emocional e social que o líder deve desenvolver. Ainda que haja muitas fontes de pesquisa sobre os temas desenvolvidos, nenhuma faz a correlação entre eles, o que evidencia a contribuição deste estudo com a academia.  Os resultados revelaram que é possível correlacionar as práticas do ciclo de sucesso com as inteligências emocional e social que o líder deve desenvolver. Nessa perspectiva, este ensaio pode ser um guia de grande auxílio para a tomada de decisão dos líderes, colaborando assim com a sociedade.

Biografia do Autor

Gabriel Da Silva Campos, Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)

Graduando em administração de empresas pela Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN).

Maria Lúcia Gili Massi, Faculdade Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)

Maria Lúcia Gili Massi

Doutora em Letras Clássicas

Professora do Instituto Paulista de Ensino (FIPEN)

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Publicado

2020-08-01

Como Citar

Campos, G. D. S., & Gili Massi, M. L. (2020). A inteligência emocional e social auxiliando o líder a atuar no ciclo de sucesso nas organizações de serviço. REVISTA ENIAC PESQUISA, 9(2), 331–344. https://doi.org/10.22567/rep.v9i2.684

Edição

Seção

Artigos