Avaliação Institucional: O Modelo Brasileiro e Seu Potencial de Mensuração das Metodologias Ativas
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v9i1.636Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Exame de Suficiência Contábil, Metodologias Ativas de Ensino.Resumo
O presente trabalho se propôs a elaborar uma revisão bibliográfica sobre como o modelo brasileiro de avaliação institucional consegue lidar com as metodologias ativas, para tal, foi comparado aos modelos norte-americano e europeu de avaliação institucional, expondo os pontos similares entre eles e suas divergências. Partindo da formação, também foi observado como se dá a avaliação do profissional contábil, através das certificações que permitem o exercício da profissão do contador(a), buscando em tal observação reconhecer se as metodologias ativas poderiam refletir habilidades desejadas pelos participantes do mercado, podendo, portanto, servir como um indicador positivo para seu uso, enquanto que ao se observar como se dá o credenciamento também nos tornamos capazes de observar se os métodos avaliativos conseguem servir como indicadores das habilidades e competências resultantes das ações e métodos empregados pelas IES. Quanto à avaliação institucional, observa-se que o modelo brasileiro acaba por compartilhar similaridades com o modelo europeu e norte-americano. Já quanto ao credenciamento do profissional contábil, o modelo brasileiro, quando comparado ao norte-americano apresenta uma menor aderência às avaliações das habilidades desenvolvidas através do uso de metodologias ativas, o que acaba por gerar questões sobre as expectativas do mercado sobre o profissional contábil.Downloads
Publicado
2020-01-29
Como Citar
Costa Neto, A. M. da, Moura, A. M. C. de, Oliveira, E. M. da S. medeiros de, & Araújo, A. O. de. (2020). Avaliação Institucional: O Modelo Brasileiro e Seu Potencial de Mensuração das Metodologias Ativas. REVISTA ENIAC PESQUISA, 9(1), 71–92. https://doi.org/10.22567/rep.v9i1.636
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