Programação linear aplicada à mobilidade urbana: análise do trajeto da residência à escola de estudantes universitários

Autores

  • Jonatas Gomes Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Ed Carlos Mariz Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Adriano Maniçoba da Silva Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano
  • Luiz Teruo Kawamoto Júnior Instituto Federal de São Paulo - Campus Suzano

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v8i2.581

Palavras-chave:

programação linear, mobilidade urbana, pesquisa operacional, transporte de passageiros

Resumo

O crescente aumento demográfico aumentou a necessidade gerencial do transporte de passageiros em algumas regiões brasileiras, caso que ocorre na região Sudeste, mais precisamente a região metropolitana da grande São Paulo. Assim, as metrópoles passaram a sofrer com problemas no trânsito, transportando passageiros em veículos lotados gerando reflexos diretos na mobilidade urbana. O presente estudo teve como objetivo aplicar a programação linear para análise do trajeto da residência à escola de estudantes universitários na análise da origem e destinos. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva através da coleta de dados de trajeto e modalidades de transporte de 19 estudantes. Foi desenvolvido um modelo de programação linear que considerou três variáveis de decisão, transporte público, automóvel particular e transporte por aplicativo. Os resultados demonstraram ser o automóvel particular a melhor opção de escolha, seguido do transporte por aplicativo e transporte público.

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Publicado

2019-07-30

Como Citar

Gomes, J., Mariz, E. C., Silva, A. M. da, & Kawamoto Júnior, L. T. (2019). Programação linear aplicada à mobilidade urbana: análise do trajeto da residência à escola de estudantes universitários. REVISTA ENIAC PESQUISA, 8(2), 280–297. https://doi.org/10.22567/rep.v8i2.581

Edição

Seção

Artigos