Aplicação do modelo monte Carlo na avaliação da empresa Ambev com custo de capital impreciso

Autores

  • Carla Vieira Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Alexandre Teixeira Norberto Batista Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Handerson Leonidas Sales Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Roberto Silva da Penha Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.566

Palavras-chave:

valuation, monte carlo, custo de capital

Resumo

Uma das formas mais utilizadas para se apurar o valor de uma companhia (valuation) é o fluxo de caixa descontado, método que utiliza dados financeiros e contábeis da empresa para calcular o seu valor justo, com base na projeção de benefícios futuros de caixa. No entanto, apesar de ser o modelo mais utilizado, este método, pode não incorporar de maneira adequada os riscos do valuation, como o risco do custo de capital, que é impreciso em países emergentes, devido as constantes flutuações de taxas de juros, inflação e do próprio mercado. Uma forma de incorporar aos cálculos estes riscos, é usando distribuições de probabilidade com simulações Monte Carlo para se determinar previsões de diversos valores que a empresa pode assumir. Diante do exposto, o presente trabalho tem como principal objetivo verificar a acurácia da utilização da simulação de Monte Carlo no processo de avaliação de uma empresa através do método de fluxo de caixa descontado, incluindo a incerteza do cálculo de custo de capital. Após a análise dos resultados, chegou-se à conclusão de que a simulação de Monte Carlo é uma poderosa ferramenta para auxiliar na tomada de decisão, pois apesar de não prever o valor exato da empresa, ajuda a compreender os riscos e ameniza a subjetividade da avaliação, além de que permite conhecer os diversos valores que uma empresa pode assumir em diferentes cenários econômicos. O valor encontrado para a empresa no modelo determinístico está próximo da média das simulações, o mesmo ocorre com o custo de capital.

Biografia do Autor

Carla Vieira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Admnistração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Alexandre Teixeira Norberto Batista, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor do curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Mestre em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Handerson Leonidas Sales, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor do curso de administração da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo e doutorando no Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Roberto Silva da Penha, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Assistente dedicação exclusiva do curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, doutorando em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia - UFU e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília - UnB. Estudioso em normas internacionais de contabilidade, contabilidade societária e análise das demonstrações contábeis.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Silva, C. V., Batista, A. T. N., Sales, H. L., & Penha, R. S. da. (2019). Aplicação do modelo monte Carlo na avaliação da empresa Ambev com custo de capital impreciso. REVISTA ENIAC PESQUISA, 8(1), 154–176. https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.566

Edição

Seção

Artigos