Estimativa do aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos com o auxílio de processos biológicos

Ricardo Drudi, Gilberto Martins, Juliana Tófano de Campos Leite Toneli, Graziella Colato Antonio, Kelly Cristina Rosa Drudi

Resumo


O crescente número de resíduos sólidos urbanos nas cidades, estão resultando em grandes problemas para as administrações públicas. Atualmente cerca de 58% dos resíduos coletados no Brasil são enviados para aterros sanitários, e 42% são destinados a locais inadequados. O problema não está relacionado somente com área apropriada para o depósito desses resíduos, mas com a produção natural de metano, gás muito mais prejudicial ao meio ambiente do que o próprio dióxido de carbono, porém com alto poder calorífico. Este trabalho buscou construir, através de métodos de análise estatística, um modelo que possibilite prever a produção de biogás em um aterro sanitário. Foram realizadas simulações, utilizando-se de parâmetros da literatura, que possuem características de distribuições gaussianas. De acordo com as simulações, foi possível projetar um modelo hipotético que leva em consideração as variabilidades que ocorrem com os resíduos depositado em um aterro sanitário.


Palavras-chave


biogás; aterro sanitário; vetores gaussianos; recuperação energética de resíduos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2004. Resíduos Sólidos: Classificação – NBR 10.004/2004.

ABRELPE - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, 2017.

ALBUQUERQUE, J. P. A; FORTES, J. M. P.; FINAMORE, W. A. Probabilidades, variáveis aleatórias e processos estocásticos. Rio de Janeiro. PUC-RIO, 2008.

BRASIL, 2010. Lei n° 12.305, de 02 de Agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasil: 2010. Disponível em: . Acessado em: 13 de setembro de 2018.

CANDIANI, G. Estudo da geração de metano em uma célula de aterro sanitário. Tese de Doutorado - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do ABC, Santo André - SP, 173 p, 2011.

DDMA - DOUTORES DO MEIO AMBIENTE. Caracterização Gravimétrica, Físico-Química e Elementar dos Resíduos Sólidos Urbanos. 2010.

DEVORE, J.L. Probabilidade e Estatística para Engenharia e Ciências. 6ª edição. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.

DRUDI, K.C.R. Modelo de Predição de Poder Calorífico dos Resíduos Sólidos Urbanos a partir de sua composição gravimétrica. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Energia – Universidade Federal do ABC, 2017.

ENSINAS, A. V. Estudo da geração de biogás no Aterro Sanitário Delta em Campinas-SP. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas - SP, 143 p, 2003.

FEAM, FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE. Aproveitamento Energético de Resíduos Sólidos Urbanos: Guia de Orientações para Governos Municipais de Minas Gerais. Minas Gerais, 2012.

TCHOBANOGLOUS, G.; THEISEN, H.; VINIL, S. Integrated Solid Waste Management: Engineering principles and management issues. USA: McGrawHill, Inc, 938p. 1993.




DOI: https://doi.org/10.22567/rep.v9i1.557

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA ENIAC PESQUISA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Translator

English French German Spain Italian Dutch

Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

 

 Estatística de Acesso a REP

Map

Licença Creative Commons

 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional