Gestão de resíduos sólidos: estudo de caso em uma instituição hospitalar em Belo Horizonte – MG

Autores

  • Claudiomiro Werner Chagas Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.
  • Caissa Veloso e Sousa Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.
  • Gustavo Rodrigues Cunha Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.
  • Nayara Kelly Batista Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0002-5227-7234

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.550

Palavras-chave:

resíduos sólidos, logística de medicamentos, gestão ambiental, logística reversa

Resumo

Com os avanços tecnológicos e o aumento da competitividade, emerge a necessidade, tanto legal quanto social, de as empresas descartarem corretamente seus resíduos, atendendo não só às exigências para seu funcionamento, como também as exigências do mercado. Nesse aspecto, a presente pesquisa teve como objetivo principal analisar a gestão de resíduos sólidos segundo a percepção de gestores que atuam em uma organização hospitalar, localizada na região metropolitana de Minas Gerais. O arranjo metodológico se norteou por um estudo de caso de abordagem qualitativa e descritiva, em um hospital localizado no estado de Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas, a partir de um roteiro com quinze questões, aplicadas a dez gestores da empresa. Os resultados apontaram para a relevância de as organizações terem conhecimento dos resíduos que geram, independentemente de seu grau de periculosidade, tornando-se importante a prática de métodos eficientes com o objetivo de suavizar os impactos negativos gerados pelos resíduos lançados, ao meio ambiente. Assim, a partir de uma segregação eficaz, bem como métodos de cuidado que procuram reduzir o volume de resíduos a serem depositados no solo e relatados à comunidade é um código importante a ser cursado. Observou-se ainda que a reciclagem dos materiais possibilita aumento de receita, bem como diminuição dos custos, pois, quando se recicla um material não se têm os custos com o descarte de tais materiais.

Biografia do Autor

Claudiomiro Werner Chagas, Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.

Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes.

Caissa Veloso e Sousa, Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Professora titular do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes.

Gustavo Rodrigues Cunha, Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.

Doutor em Business Administration (UNIVERSITÀ DI BOLOGNA, 2011), mestre em Administração (UFMG, 2002) e bacharel em Ciências Contábeis (UFMG, 1997). Professor e Pesquisador do Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Universitário Unihorizontes.

Nayara Kelly Batista, Centro Universitário Unihorizontes, Minas Gerais.

Graduada em Serviço Social e Mestranda em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes.

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

Chagas, C. W., Sousa, C. V. e, Cunha, G. R., & Batista, N. K. (2019). Gestão de resíduos sólidos: estudo de caso em uma instituição hospitalar em Belo Horizonte – MG. REVISTA ENIAC PESQUISA, 8(1), 140–153. https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.550

Edição

Seção

Artigos