Os tipos de relatórios de auditoria em fundos de pensão no Brasil

Autores

  • Geraldo Joaquim da Silva Neto Unipê - Centro Universitário de João Pessoa
  • Vera Lúcia Cruz Universidade Potiguar http://orcid.org/0000-0002-6258-3358
  • Ramon Rodrigues Dos Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Aparecida Cruz Instituto Federal de Pernambuco
  • Rodrigo José Guerra Leone Universidade Potiguar

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.549

Palavras-chave:

fundo de pensão, auditoria, relatório de auditoria.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar os relatórios emitidos pela auditoria externa nos fundos de pensão do Brasil. Para isto, realizou-se uma pesquisa documental nos relatórios de auditoria dos anos de 2015 e 2016 das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) patrocinadas por empresas de Energia e Bancos listadas na B3, juntamente com a entidade patrocinada pela Caixa Econômica Federal. Os resultados deste estudo destacaram uma conformidade dos relatórios de auditoria com as normas técnicas de contabilidade e que as EFPC’s possuem demonstrações contábeis em conformidade com o órgão regulador, uma minoria apresentou parágrafo de ênfase e opinião com ressalva. Além disso, o estudo conclui que os relatórios analisados apresentam em sua maioria o mesmo teor, seja em sua estrutura, ou conteúdo.

Biografia do Autor

Geraldo Joaquim da Silva Neto, Unipê - Centro Universitário de João Pessoa

Especialista em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário de João Pessoa e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.

Vera Lúcia Cruz, Universidade Potiguar

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (PPGA-UnP), integrante da Rede Laureate International, Rio Grande do Norte, Brasil. Professora do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba.

Ramon Rodrigues Dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Pernambuco.

Maria Aparecida Cruz, Instituto Federal de Pernambuco

 Professora Tutora a Distância nas disciplina pedagógicas no Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PE - IFPE

Rodrigo José Guerra Leone, Universidade Potiguar

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Professor do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Potiguar, Rio Grande do Norte, Brasil

Downloads

Publicado

2019-01-31

Como Citar

da Silva Neto, G. J., Cruz, V. L., Dos Santos, R. R., Cruz, M. A., & Leone, R. J. G. (2019). Os tipos de relatórios de auditoria em fundos de pensão no Brasil. REVISTA ENIAC PESQUISA, 8(1), 3–23. https://doi.org/10.22567/rep.v8i1.549

Edição

Seção

Artigos