Agrupamentos de empresas em Clusters. Uma análise dos fatores de obtenção de vantagem competitiva
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v1i1.45Palavras-chave:
Clusters, Vantagem Competitiva, Aglomerados, CompetiçãoResumo
A Inclusão de empresas em agrupamentos geográficos de organizações de um
mesmo segmento, fenômeno chamado, entre outros nomes, de cluster, tem sido cada
vez mais estudada por diversos autores como uma forma de obtenção de fatores de
vantagem competitiva em relação a empresas instaladas isoladamente.
Trabalhos anteriores tem sido inconclusivos em relação à comparação de
diversas empresas de diferentes segmentos, já que grande parte da literatura disponível
se resume s estudar um único e determinado segmento. Este artigo discorrerá sobre os
clusters, as empresas localizadas nestes agrupamentos, as ferramentas que podem ser
utilizadas para a aferição dos fatores de vantagem, e sugerirá novos estudos a respeito
do assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 REVISTA ENIAC PESQUISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.