Excelência em gestão pública: estudo aplicado no setor de atendimento da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho – EMDUR

Autores

  • Luciane Maria Argenta de Mattes Paula Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnológicas de Rondônia - FATEC
  • Adriélle Melo Camargo Bacharel em Administração pela FATEC/RO
  • Ludmila Nunes Braga

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v6i1.377

Palavras-chave:

Gestão Pública, Gestão por Excelência, Qualidade no atendimento, EMDUR

Resumo

O tema abordado no presente trabalho enfoca a administração pública a partir do contexto da gestão com ênfase na qualidade do serviço prestado ao cidadão, tomando por base o modelo gerencial aplicado à administração pública a partir da década de 90. Tem como principal objetivo analisar os aspectos envoltos à Gestão de Excelência na qualidade do atendimento dos serviços prestados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho – EMDUR, que tem a competência, no âmbito municipal, pela execução de programas de obras e desenvolvimento de áreas urbanas, iluminação pública, fabricação de artefatos de cimentos, elaboração e construção da habitação de interesse social em coordenação com o Banco Nacional de Habitação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de aferir se a EMDUR empreende ações voltadas à gestão e a qualidade no atendimento das suas demandas. Para o levantamento dos dados foi feita uma pesquisa com 100 solicitações de demandas de serviços prestados pela EMDUR. Com a pesquisa foi possível concluir, dentre outros achados, que 48% dos solicitantes avaliam como um bom atendimento prestado pela empresa, e 70,30% dos solicitantes consideram que a empresa precisa ser mais eficiente e rápida em relação aos serviços solicitados.

O tema abordado no presente trabalho enfoca a administração pública a partir do contexto da gestão com ênfase na qualidade do serviço prestado ao cidadão, tomando por base o modelo gerencial aplicado à administração pública a partir da década de 90. Tem como principal objetivo analisar os aspectos envoltos à Gestão de Excelência na qualidade do atendimento dos serviços prestados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho – EMDUR, que tem a competência, no âmbito municipal, pela execução de programas de obras e desenvolvimento de áreas urbanas, iluminação pública, fabricação de artefatos de cimentos, elaboração e construção da habitação de interesse social em coordenação com o Banco Nacional de Habitação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de aferir se a EMDUR empreende ações voltadas à gestão e a qualidade no atendimento das suas demandas. Para o levantamento dos dados foi feita uma pesquisa com 100 solicitações de demandas de serviços prestados pela EMDUR. Com a pesquisa foi possível concluir, dentre outros achados, que 48% dos solicitantes avaliam como um bom atendimento prestado pela empresa, e 70,30% dos solicitantes consideram que a empresa precisa ser mais eficiente e rápida em relação aos serviços solicitados.

Biografia do Autor

Luciane Maria Argenta de Mattes Paula, Faculdade de Ciências Administrativas e Tecnológicas de Rondônia - FATEC

Economista, Especialista em Administração Pública, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal de Rondônia.

Professora titular das discilinas de Administração Pública, Gestão de Projetos, TCC e Metodologia da Pesquisa Científica dos cursos de Contabilidade e Administração.

Coordenadora do Curso de Administração da FATEC/RO

Funcionária Pública Efetiva do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Ludmila Nunes Braga

Bacharel em Administração pela FATEC/RO

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Publicado

2017-07-02

Como Citar

Argenta de Mattes Paula, L. M., Camargo, A. M., & Braga, L. N. (2017). Excelência em gestão pública: estudo aplicado no setor de atendimento da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho – EMDUR. REVISTA ENIAC PESQUISA, 6(1), 22–43. https://doi.org/10.22567/rep.v6i1.377

Edição

Seção

Artigos