A aplicação da metodologia problem based learning nos projetos integradores de cursos de graduação na Faculdade Eniac
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v6i1.376Palavras-chave:
Projeto Integrador, Metodologia Ativa, PBL, Formação, Ensino Superior.Resumo
Este estudo tem por intuito relatar a experiência da construção do conhecimento por meio de metodologias ativas em sala de aula na preparação do aluno para o mercado de trabalho e descrever as vantagens de aplicação do método Problem Based Learning (PBL) aos projetos integradores dos cursos superiores da Faculdade Eniac - Fapi oferecidos na modalidade presencial. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2015 com os alunos dos cursos de Administração e Marketing como piloto na aplicação do método PBL em sala de aula e cuja problemática consistiu na elaboração do planejamento, organização e execução de um evento artístico. Os resultados obtidos foram satisfatórios conforme avaliação realizada pela banca examinadora composta pelos docentes que acompanharam todas as etapas da criação do projeto e pelo feedback dado pelos discentes sobre a vivência da situação problema proposta como elemento de sua formação profissionalizante e demonstrada por uma pesquisa comprobatória. Dessa forma, percebe-se a efetividade da metodologia PBL como elemento essencial na formação do sujeito no nível superior nos cursos mencionados, podendo estender-se aos demais cursos oferecidos pela Instituição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REVISTA ENIAC PESQUISA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.