A aplicação da metodologia problem based learning nos projetos integradores de cursos de graduação na Faculdade Eniac

Autores

  • Daniel Portillo Serrano
  • Priscila Cristiane Escobar Silva Faculdade Eniac
  • Lucio Luzetti Criado
  • Nelson Luzetti Criado
  • Renato Josér Fernando

DOI:

https://doi.org/10.22567/rep.v6i1.376

Palavras-chave:

Projeto Integrador, Metodologia Ativa, PBL, Formação, Ensino Superior.

Resumo

Este estudo tem por intuito relatar a experiência da construção do conhecimento por meio de metodologias ativas em sala de aula na preparação do aluno para o mercado de trabalho e descrever as vantagens de aplicação do método Problem Based Learning (PBL) aos projetos integradores dos cursos superiores da Faculdade Eniac - Fapi oferecidos na modalidade presencial. O estudo foi realizado no primeiro semestre de 2015 com os alunos dos cursos de Administração e Marketing como piloto na aplicação do método PBL em sala de aula e cuja problemática consistiu na elaboração do planejamento, organização e execução de um evento artístico. Os resultados obtidos foram satisfatórios conforme avaliação realizada pela banca examinadora composta pelos docentes que acompanharam todas as etapas da criação do projeto e pelo feedback dado pelos discentes sobre a vivência da situação problema proposta como elemento de sua formação profissionalizante e demonstrada por uma pesquisa comprobatória. Dessa forma, percebe-se a efetividade da metodologia PBL como elemento essencial na formação do sujeito no nível superior nos cursos mencionados, podendo estender-se aos demais cursos oferecidos pela Instituição.

 

Biografia do Autor

Priscila Cristiane Escobar Silva, Faculdade Eniac

Professora dos cursos de Bacharelado e Tecnólogo da Faculdade Enia

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Portillo Serrano, D., Escobar Silva, P. C., Luzetti Criado, L., Luzetti Criado, N., & Josér Fernando, R. (2017). A aplicação da metodologia problem based learning nos projetos integradores de cursos de graduação na Faculdade Eniac. REVISTA ENIAC PESQUISA, 6(1), 1–14. https://doi.org/10.22567/rep.v6i1.376

Edição

Seção

Artigos