O Materialismo no contexto dos consumidores deluxo
DOI:
https://doi.org/10.22567/rep.v4i2.275Palavras-chave:
Disposição para o Consumo, Luxo, Marketing, Variáveis SociodemográficasResumo
Neste artigo, o objetivo estabelecido éidentificar a relação entre as variáveis sociodemográficas e o construto do materialismo no contexto do segmento do consumidor de luxo. Para medir o materialismo utilizou-se o modelo teórico de Richins (2004), testado e adaptado nacionalmente por Ponchio e Aranha (2007). Por meio de uma pesquisa quantitativa com 320consumidores da cidade de São Paulo, testou-se a relação entre as variáveis revelando resultados que foram comparados com estudos anteriores sobre a diferença entre os contextos sociodemográficos. Em conclusão, pode-se verificar que o segmento de luxo responde de forma distinta ao estudo anteriormente realizado. E identificou-se materialismo distinto apenas para a faixa etária de 18 e 29 anos, em relação as demais. As variáveis gênero e renda financeira, não apresentaram distinção entre as categorias estabelecidas.
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