DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA FUZZY PARA VERIFICAÇÃO DE CONFORMIDADE DE SORO ANTIOFÍDICO A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS

Autores

  • THIAGO DA SILVA LOPES Centro Universitário de Excelência ENIAC
  • CAO JI KAN
  • JOSE ANTONIO DIAS DE CARVALHO Centro Universitário de Excelência ENIAC

Palavras-chave:

Sistema Fuzzy, Antiveneno, Soro Antiofídico, Google Colab, Cobra

Resumo

Atualmente, na empresa foco do estudo, o relatório final do soro antiofídico para ser aprovado, passa por uma análise minuciosa por parte do gestor do setor da qualidade, onde o mesmo analisa todos os requisitos quantitativos e qualitativos do soro. Como a análise é feita por uma pessoa, pode ocorrer falha em não visualizar algum resultado importante, seja quando aprovado ou reprovado, o que pode ocasionar um erro grave na distribuição dos lotes. Como não existe um sistema informatizado ou algo do tipo que determine a aprovação do soro a partir dos dados das características quantitativas, o trabalho em questão tem o objetivo de sanar este problema.

Portanto, o objetivo deste estudo é desenvolver uma ferramenta para auxiliar os profissionais da área de saúde na determinação da conformidade de soro antiofídico com base em características quantitativas. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa em documentos da área antiofídica e foram utilizados para criar um sistema Fuzzy no Google Colab. Esse sistema utiliza dados do antiveneno, como pH, potência e proteína, informados pelo usuário, para determinar a conformidade do soro antiofídico. Em seguida, dez profissionais da indústria farmacêutica foco do estudo foram convidados a testar o sistema Fuzzy e responder uma pesquisa com opções de resposta "ÓTIMO", "BOM", "REGULAR" e "RUIM". O trabalho apresentou resultados satisfatórios para os objetivos propostos e gerou de forma eficiente a conformidade do soro antiofídico a partir dos dados quantitativos.

Downloads

Publicado

22-09-2023