MATEMÁTICA E AUTONOMIA

O uso da Matemática no desenvolvimento da autonomia de crianças do ensino fundamental

Autores

  • Rosana P. Q. de Carvalho Centro Universitário ENIAC
  • Daniel de Oliveira Centro Universitário ENIAC
  • Kalil R. Potenza Centro Universitário ENIAC
  • Ana Carolina De Andrade Silva Centro Universitário Eniac
  • Glace Kelle Germano Centro Universitário ENIAC
  • Juliana Amaral Ostan Centro Universitário ENIAC

Palavras-chave:

Matemática; Jogos matemáticos; Inteligência emocional; Autonomia.

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados do Projeto Integrador do módulo Prática Docente 6-10 anos, do curso de Pedagogia do Centro Universitário ENIAC. Visando a autonomia, resiliência e preparação das crianças para a vida adulta através do contato com a matemática, um grupo de alunas do curso idealizou uma oficina temática aberta aos alunos de um colégio e demais interessados. Essa oficina, constituída por pesquisas do grupo, englobou desafios matemáticos básicos e outros mais elaborados para trazer a familiarização da criança com a matemática junto a aspectos do cotidiano, de forma que essa criança se sinta capaz e se desprenda dos vínculos paternos que a impedem de se preparar para a vida adulta. Sabendo que isso não é um processo tão simples e que precisa ser construído ao decorrer da vida da criança, as atividades apresentadas neste trabalho são consideradas fragmentos que, unidos a outros, constituem um ser pensante, crítico, independente e emocionalmente preparado para a vida.

Downloads

Publicado

30-06-2022