A VOZ DO MEU ILÉ: relatos do nascimento aos dias atuais das comunidades de terreiros de candomblé, seus enfrentamentos e conquistas.
Palavras-chave:
Candomblé, Desafios, Conquistas, Terreiros, Tradição.Resumo
O presente estudo concentra-se nas relações estabelecidas entre casas de candomblé das regiões de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba com a comunidade local que cada uma participa, buscando discorrer sobre os desafios e conquistas desde a sua inauguração. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevistas, envolvendo dois Babalorixás e duas Iyalorixás. Para o tratamento dos dados foi aplicada a Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Os resultados apontam para as questões da intolerância religiosa, para a resistência dos terreiros, a manutenção das tradições dentro dos Ilés, a satisfação em ajudar e a forte crença nos Orixás.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Brasil Para Todos - Revista Internacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________