USO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO DAS CULTURAS INDIGENAS E AFRO BRASILEIRA E O IMPACTO DA FALTA DESTA PARA ESTES POVOS

Autores

  • Jonathan Silva Pereira Centro Universitário Eniac
  • Renata Candida Delmindo Centro Universitário Eniac
  • Marcus Valério Rocha Garcia Centro Universitário Eniac

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Lei 11645/08, Ensino Remoto, Escolas Indígenas

Resumo

A tecnologia é sem duvidas uma ferramenta pedagógica de suma importância além de apresentar grande utilidade na disseminação de inúmeros assuntos entre eles, o presente trabalho destaca o ensino das culturas indígenas e afro brasileira respeitando as leis 10.639/03 e 11645/08 que preveem a obrigatoriedade de conteúdos sérios e reais sobre o tema no curriculum escolar. Após análise de dois estudos, o primeiro apresentando resultados satisfatórios na utilização do Faceboock para ensino das culturas indígenas e afro brasileira na escola de um grande centro e em contra partida um segundo estudo que apresentou resultados negativos ao abordar a ausência de tecnologia nas escolas indígenas localizadas dentro das aldeias, o presente artigo busca informar o quanto a tecnologia se faz necessária no processo ensino/aprendizado e a falta de investimentos tecnológicos mínimos nas escolas indígenas como acesso a internet, rede de Wi-fi e equipamentos tecnológicos acarreta em prejuízos incalculáveis para o aprendizado dessa comunidade, levando em conta que não esta sendo possível alcançar o ensino de qualidade de forma remota para o povo indígena no período de pandemia de COVID19 que o país está atravessando.

Biografia do Autor

Jonathan Silva Pereira, Centro Universitário Eniac

Jonathan Silva Pereira/ Aluno de Graduação de Engenharia da Computação

Renata Candida Delmindo, Centro Universitário Eniac

Interprete de Libras Pós Graduada em Tradução e Interpretação Português/Libras

Marcus Valério Rocha Garcia, Centro Universitário Eniac

Mestre em Ciências, Professor e Pesquisador do NUPE

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Publicado

02-07-2021