SISTEMA INDUSTRIAL IOT (INTERNET DAS COISAS) E SUA INTEGRAÇÃO SOCIOPOLÍTICA
Palavras-chave:
Adaptação. Revolução. Autônomo. Sistemas. Indústria. IoTResumo
Resumo - A viagem pela história das revoluções industriais tem levado a humanidade de um lado para o outro. Convida a toda a humanidade, sem exceções, à grande tarefa da adaptação, provando o potencial humano em se transformar. No final do século XVIII, a humanidade saiu de uma era dominada por trabalho manual, artesanal e avançou com mecanismos robustos, rumo à produção massiva, passando pela segunda revolução industrial, no final do século XIX. Em seguida, no final do século XX, presenciou-se a computação dominando a produção, ciência e até o entretenimento. Agora, no século XXI, existe um desafio colossal: tornar o homem o mantenedor capacitado dos grandes sistemas autônomos industriais. Não há tempo para se pensar em como será o mercado de trabalho ou o que tipos de desafios esperar. Adaptação e transformação são palavras de ordem, assim como nas demais revoluções. Conhecer tecnologias tais como M2M – Machine to Machine, RFID - Radio Frequence
IDentification, dentre outras, é essencial. Cada vez haverá menos seres humanos em trabalhos manuais. Por isso, as pessoas precisam se mesclar a este grande mundo virtual que se abre diante da sociedade, dominado pela IoT – Internet of Things, procurando espaço, que certamente está lá para ser conquistado.
Referências
BENEDITO, R. M. S. W. et al. Industria 4.0: conceito e fundamentos / – São Paulo: Blucher, 2018.
CERVO, Amado L. Metodologia científica. – 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
COLOMBO, J. F.; Lucca Filho, J. Internet das coisas (IOT) e indústria 4.0: revolucionando o mundo dos negócios. 2018. 14 f. Monografia (Tecnologia em informática) – Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC), São Paulo, 2018.
COLTRE, J. A indústria 4.0 na gestão estratégica: Desafios e oportunidades para as empresas brasileiras. 2018. 19 f. Monografia (Graduada em Logística pela UniFIL) – Centro Universitário Filadélfia, Londrina, 2018.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI). Evolução saltará de 1,6% para 21,8% nas empresas, dez 2017. Disponível em: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/c anais/industral>. Acesso em 11 abril 2019.
CRAIG, J. Robótica. – 3. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
FIRJAN. Indústria 4.0. Cadernos Senai de inovação, abr. 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 abril 2019.
GARCIA, C. Modelagens e simulação de processo industrial. São Paulo. EDUSP. 2006
GROOVER, M. Automação industrial e sistemas de manufatura/ – 3. Ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
GENTNER, S. Indústria 4.0: Realidade, Futuro ou apenas Ficção Científica? Como convencer a gestão de hoje a investir no futuro de amanhã. CHIMIA International Journal for Chemistry, v. 70, n. 9, p. 628633, 2016.
INDÚSTRIA 4.0: a tecnologia a serviço da produtividade. Harvard Business Review Brasil, p. 8-11, ago. 2011. Edição especial Fórum de Inovação Brasil 2015
NEVES, Paulo Renato T. G. Convergência de redes sem fios para comunicação M2M e internet das coisas em ambientes inteligentes. 2013. 220 f. Dissertação (Engenharia Electrotécnica e de Computadores) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2013.
SCHNEIDER ELECTRIC (Brasil). A Internet Industrial das Coisas: Evolução para uma empresa de fabricação inteligente. 2016. Elaborada por John Conway. Disponível em: . Acesso em: 12 abril 2019.
SINGER, T.: Tudo Conectado: Conceitos e Representações da Internet das Coisas. Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade – Práticas Interacionais em Rede, 2012;
VICENTE, T. P. R. Controle inteligente de Vagas para estacionamento utilizando o conceito de internet das coisas. 2016. 92 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica) – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
VOPATO, N. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D[livro eletrônico] – São Paulo: Blucher, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principal deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________