AS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM ESCOLAS TRADICIONAIS

Autores

  • João Carlos Lopes Fernandes Faculdade de Tecnologia de São Caetano / Instituto MAUA de Tecnologia / Faculdade ENIAC / NUPE - Núcleo de Pesquisa ENIAC

Palavras-chave:

Inclusão, cultura escolar, apoio comportamental, aprendizagem, práticas escolares.

Resumo

Neste artigo foram examinandas bibliografias que existem sobre alunos com necessidade especiais que participam das aulas em escolas tradicionais, documentando suas percepções sobre a escola, inclusão e as práticas que foram implementadas para apoiá-los. Os aspectos analisados foram: (a) o senso de pertencer dos alunos à sua cultura escolar; (b) inclusão e seu impacto nos alunos; e (c) práticas escolares e de sala de aula, tais como sistemas de apoio comportamental e práticas instrucionais relacionadas à autodeterminação e direção do aluno, feedback, múltiplos meios de representação e expressão e utilização da tecnologia, suas implicações para a implementação de práticas inclusivas.

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Publicado

10-10-2019

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial