PANORAMA HISTÓRICO DO RACISMO NO BRASIL E POSSÍVEIS SOLUÇÕES NA ATUAL CONJUNTURA

Autores

  • Esdras Duarte dos Passos Centro Universitário ENIAC
  • Marcus Valério Rocha Garcia
  • Renato Pereira Costola
  • Ricardo Alberto Silva

Palavras-chave:

Étnico-racial. História. Brasil.

Resumo

O artigo apresenta como se desenvolveu historicamente, no Brasil, o contexto da cultura de racismo e como pode ser desconstruído nos dias atuais. Partindo da origem histórica, que começou por volta do século XVI e XVII durante a expansão europeia e a colonização do continente americano, apresentando a forma inicial de discriminação contra os escravos negros. O artigo também aborda temas atuais, como a diferença entre negros e brancos no mercado de trabalho, remuneração, evasão e acesso à educação, e qualidade de vida. A educação e o conhecimento sobre a cultura africana, principalmente entre as crianças, têm se mostrado muito eficaz em combater o racismo e pregar o respeito mútuo entre as pessoas. 

Biografia do Autor

Esdras Duarte dos Passos, Centro Universitário ENIAC

Possui Doutorado em Materiais para Engenharia pela Universidade Federal de Itajubá -UNIFEI (2015). Mestrado em Materiais para Engenharia pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2006). Graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - EEL- USP (2001). Licenciatura Plena em Química pela Universidade Vale do Rio Doce de Três Corações - UNINCOR (2011). Tem experiência de trabalho na área de Engenharia Química, materiais, materiais biocompatíveis, polímeros e cerâmicas. Professor e Pesquisador na FACULDADE DE TECNOLOGIA ENIAC-FAPI. 

Marcus Valério Rocha Garcia

Mestre em Engenharia Mecânica - Automação Industrial e Robótica pela UNITAU (2008), é graduado em Engenharia Elétrica pela UNIVAP (1995), atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Eniac.

Referências

GOMES, Helton. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/brancos-saomaioria-em-empregos-de-elite-e-negros-ocupamvagas-sem-qualificacao.ghtml. Acessado em: 01 jan.2019.

https://g1.globo.com/economia/noticia/negrosganham-r-12-mil-a-menos-que-brancos-em-media-nobrasil-trabalhadores-relatam-dificuldades-e-racismovelado.ghtml. Acesso em: 01 jan.2019.

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/racis mo.htm. Acesso em: 20 mar. 2019.

http://unisinos.br/blogs/neabi/2013/02/04/a-historiado-racismo-documentario/. Acesso em : 20 mar. 2019.

https://www.infoescola.com/sociologia/racismo/.

Acesso em: 27 mar. 2019.

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/caderno spde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_fafipa_hist_artigo_dalva_aparecida_marques_da_silva.pdf. Acesso em: 27 mar. 2019.

GOUBINEAU, apud SCHWARCZ. Ensaio Sobre a Desigualdade das raças humanas. 1855.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial