A PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS EM RELAÇÃO ÀS TATUAGENS NO AMBIENTE CORPORATIVO
Palavras-chave:
Tatuagem. Ambiente corporativo. Percepção.Resumo
Discute-se muito, ao longo dos anos, sobre a tatuagem e o que caracteriza este registro é um dos principais objetivos deste artigo: apresentar qual a percepção dos universitários em relação às tatuagens no ambiente corporativo dentro do município de Guarulhos, bem como saber se há interesse da parte dos que ainda não as possuem, em fazer uma ou mais tatuagens e que base de conduta os levaria a fazê-las. A princípio, três hipóteses foram levantadas: a aceitação, a indiferença e, por fim, a resistência quanto ao uso de tatuagens. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento bibliográfico em livros, sites e artigos científicos, assim como pela condução de 130 entrevistas, sendo a grande maioria dos entrevistados do sexo feminino. A maioria desses entrevistados não possui tatuagens, não se oporia à contratação de um colaborador tatuado e tem dentro de suas probabilidades fazer tatuagem no futuro. Entretanto, os que as possuem, trazem-nas em lugares estratégicos, que possam ser escondidos pelas roupas como braços, costas e pernas. A maior parte das tatuagens foi feita para homenagear algo ou alguém. Desta forma, essa pesquisa mostra que ainda há uma luta constante entre a liberdade e a tradição. Observa-se que o jovem é livre para escolher fazer ou não uma tatuagem, porém, o tabu da sociedade lhe permite somente observar e não julgar. A tatuagem é vista, respeitada e admirada, mas poucos se arriscam a usufruir dessa liberdade.Referências
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