MERCADO DE TRABALHO:DIFERENCIAIS NA OCUPAÇÃO E NOS RENDIMENTOS ENTRE NEGROS E NÃO NEGROS

José Flávio Messias

Resumo


Apesar da heterogeneidade étnica inerente à formação do povo brasileiro, verifica-se a existência de uma forte hierarquização racial da população, onde os negros e mestiços estão concentrados na base da pirâmide social brasileira. As desigualdades raciais existentes possuem raízes históricas baseadas no racismo institucional que caracterizava o regime escravocrata que prevaleceu até o final do século XIX.

A perpetuação das desigualdades, que se expressa parcialmente na hierarquização racial da força de trabalho, se deu em razão da ausência de políticas sociais efetivas contínuas. Neste contexto, pode-se identificar diferenciais significativos no mercado de trabalho, tanto no que refere ao perfil de ocupação como também nos rendimentos auferidos: os negros ocupam menos cargos no executivo e de chefia e ganham, em média, 30% menos que os brancos, segundo os dados do DIEESE. Ainda segundo o DIEESE, as taxas de desemprego aumentaram mais entre a população negra nos últimos anos, em decorrência da crise econômica.

Sendo assim, o presente artigo vai abordar os principais fatores socioeconômicos que engendraram e alimenta essa diferença de oportunidades de acesso a maiores e melhores colocações no mercado de trabalho para os negros e os diferenciais salariais existentes entre os dois grupos, ou seja, os negros e os não negros


Palavras-chave


mercado de trabalho, desigualdade social, racismo, ocupação, remuneração.

Texto completo:

PDF

Referências


DIEESE/SEADE, Os negros no mercado de trabalho da região metropolitana de São Paulo, Pesquisa de Emprego e Desemprego-PED novembro de 2018.

FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. 2 ed. São Paulo: Global Editora, 2007.

HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

INSTITUTO ETHOS, Há discriminação racial no mercado de trabalho?, Ethos Social, 21/03/2018 https://www.ethos.org.br/cedoc/ha-discriminacao-racial-no-mercado-de-trabalho/#.XJvoX5hKjIV, acessado em 01/05/2019.

ROSELINO, J.E.; FERRO, A.R. & AUGUSTO, N., A Evolução Recente da Desigualdade entre Negros e Brancos no Mercado de Trabalho das Regiões Metropolitanas do Brasil Revista Pesquisa & Debate. São Paulo. Vol. 26. Número 2 (48). pp. 105 - 127 Set 2015.

SANTOS, M. , O País Distorcido, São Paulo: Publifolha, 2002.

TURRA, Cleusa; VENTURI, Gustavo. Racismo Cordial. São Paulo: Ática, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.